sábado, 4 de junho de 2022

Trovas de Bastos Tigre

 

01. Saudade, palavra doce,
      que traduz tanto amargor!
      Saudade é como se fosse
      espinho cheirando a flor.

02. Aliança! Algema divina,
      a mais doce das prisões;
      uma prisão pequenina
      que encerra dois corações.

03. Quando Deus fez Portugal
      lá plantou com sua mão
      na terra; vinha e trigal.
      e o fado no coração.

04. Pela ponte lá da praia
      vieste cá me visitar;
      Deus queira que a ponte caia
      quando quiseres voltar.

05. Ama a tua arte. Por ela
      faze o bem: ama e perdoa.
      A bondade é sempre bela,
      a beleza é sempre boa.

06. Maldigo quem te ache feia,
      quem te ache bela também.
      Quero mal a quem te odeia
      e odeio a quem te quer bem.

07. Mente o peito que suspira?
     O beijo é só falsidade?
      Bendigamos a mentira
      se ela é melhor que a verdade.

08. No amor não há diferença:
      nós mentimos, vós mentis...
      E, se um diz o que não pensa,
      outro o que pensa não diz.

09. Você diz que é cego o amor...
      Como se engana você!
      Fecha os olhos o impostor
      para fingir que não vê.

10. Com tuas frias maneiras
      eu não me incomodo, pois,
      embora tu não me queiras,
      meu amor vale por dois.


Nenhum comentário:

Postar um comentário