sábado, 19 de novembro de 2022

A Fita Rosa

 

Um homem atraente, de meia idade, entrou em um bar e se sentou. Antes de fazer o pedido não deixou de perceber que um grupo de homens mais jovens, que bebiam em uma mesa perto da sua, riam dele. Somente quando se lembrou da pequena fita rosa que levava na lapela de seu blazer, foi que se deu conta que se tratava de uma gozação. O homem não deu maior importância, mas os insistentes risos na mesa vizinha começaram a incomodá-lo. Olhou a um dos homens diretamente nos olhos, levou o dedo até a lapela e apontou a fita: “Isto?” Com este gesto todos os homens da mesa riram abertamente. O homem ao qual dirigiu o olhar lhe disse: 

- Desculpe,  amigo,  mas  estávamos  comentando  como  está  bonito com esta fitinha rosa no blazer azul. 

Com toda calma, o homem fez um gesto para o gozador convidando-o a se aproximar e sentar com ele à sua mesa. Ainda que estivesse bastante incomodado, o homem mais jovem se aproximou e sentou-se. O homem mais velho, com uma voz muito calma, lhe disse: 

- Uso esta fita para chamar atenção sobre o câncer da mama. Eu uso em honra à minha mãe. 

- Sinto muito, amigo, ela morreu de câncer da mama? 

- Não. Ela está sadia e muito bem. Mas seus seios me alimentaram quando eu era um bebê e foram abrigo quando tive  medo  ou  me  senti  só  em minha infância. Estou muito agradecido aos seios de minha mãe e por sua saúde. 

- Entendo, respondeu o outro, não muito convencido. 

- Também uso esta fita para honrar à minha mulher, continuou dizendo o homem. 

- E ela também está bem? 

- Claro que sim. Seus seios foram fonte de amor. Com eles alimentou a nossa bela filha de 23 anos. Estou muito grato pelos seios de minha mulher e por sua saúde. 

- Já sei. Suponho que também usa a fita para honrar a sua filha. 

- Não. É muito tarde para isto. Minha filha morreu de câncer da mama faz um mês. Ela pensou que era muito jovem para ter câncer, assim quando acidentalmente notou uma pequena protuberância, a ignorou.  Ela pensou que, como não a incomodava, nem doía, não havia com que se preocupar. 

Comovido e envergonhado o estranho disse: 

- Sinto muito, senhor.

- Portanto, também em memória de minha filha uso esta fitinha com muito orgulho. Isto me dá oportunidade de falar com os outros. Quando voltar para a sua casa fale com a sua esposa, suas filhas, sua mãe, suas irmãs, suas amigas. Tome..., o homem buscou no bolso e entregou ao outro uma pequena fita rosa.  

Ele a pegou, olhou-a, lentamente levantou a cabeça e lhe disse: 

- Poderia me ajudar a colocá-la? 

Incentive às mulheres que você gosta a praticar regularmente o autoexame das mamas e a fazer uma mamografia uma vez ao ano. Por favor, envie esta mensagem a todas as mulheres a quem estime e aos homens que tenha contato, para lembrá-los sobre a importância do autoexame da mama. 

Uma vela não perde sua luz por compartilhar sua luz com outra.

 Por favor! Não deixe que esta vela se apague!


Nenhum comentário:

Postar um comentário