sexta-feira, 20 de dezembro de 2019

Parque Moinhos de Vento



O nome do Parque remonta ao século XVIII, quando o mineiro Antônio Martins Barbosa estabeleceu na região, em uma parte elevada da avenida Independência, o seu moinho de vento. Na época, o trigo era um produto de grande importância econômica para o povo da freguesia de Nossa Senhora de Madre de Deus, que se tornou cidade de Porto Alegre em 1822. Até hoje o estado do Rio Grande do Sul é um dos maiores produtores de trigo do país.

Em 1839, o cartógrafo Luís Pereira Dias confeccionou um mapa da cidade e registrou um ponto da zona, na altura do atual Colégio Bom Conselho, como “Moinhos de Vento Velho”.

A história do parque está ligada também à Associação Rio-Grandense de Turfe. Até o século XIX, Porto Alegre teve cinco hipódromos conhecidos: o Rio-Grandense, no Menino Deus; o Estrada do Mato Grosso, no Partenon, o Boa Vista, no bairro Santana; o Navegantes, no bairro homônimo; e o Independência, no atual Moinhos de Vento. O turfe foi muito popular até 1904, ano em que se introduziu o futebol. Tendo perdido espaço para este esporte, dos cinco hipódromos somente o Independência conseguiu se preservar e logo passou a ser chamado de Hipódromo Moinhos de Vento. Porém, este não conseguia mais dar conta da demanda com sua limitada estrutura, e o Jockey Club do Rio Grande do Sul se viu obrigado a procurar um novo lugar para suas atividades, fundando o Hipódromo do Cristal, na zona sul da cidade.

Atentos à necessidade e aos benefícios de áreas verdes na cidade, foram o jornalista Alberto André e os vereadores Germano Petersen Filho, Mariano dos Santos e Say Marques que decidiram transformar a área do hipódromo Moinhos em um “jardim público”. Em 8 de março de 1960, na Câmara dos Vereadores, Petersen Filho pediu ao então prefeito José Loureiro da Silva um estudo para a criação de um parque. O decreto 2419 de 10 de setembro de 1962 desapropriou a área do Jockey Club, de modo que o pagamento da compra foi realizado em três formas: em dinheiro, em quitação e em resgate de taxas. Por fim, o decreto 3703 de 9 de novembro de 1972 oficializou a denominação da área: Parque Moinhos de Vento.

Além do hipódromo, funcionou também no parque, até o ano de 1954, o Estádio da Baixada, pertencente ao Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense, o qual inaugurou o Estádio Olímpico Monumental naquele mesmo ano, no bairro Azenha.


(Do blog Porto Muito Mais Alegre)

Nenhum comentário:

Postar um comentário