terça-feira, 18 de outubro de 2022

Pequenas Curiosidades da TV brasileira

 

O brasileiro foi apresentado à TV durante a Feira de Amostras do Rio de Janeiro, em junho de 1939. Pela primeira vez o público pôde brincar com aquela parafernália, que permitiu algo até então assombroso: o visitante falava por telefone com uma pessoa que estava a 20 metros e podia vê-la numa telinha a um palmo do seu nariz. 

Em 1950, quando a televisão despontou no Brasil, a primeira pessoa a possuir um aparelho foi Vera Faria, secretária do pioneiro Assis Chateaubriand. O empresário havia contrabandeado cem televisores para presentear amigos e investidores de sua TV Tupi. Roberto Marinho também recebeu um desses mimos, mas Chatô não poderia imaginar que o jornalista, em breve, seria seu maior concorrente.

Nos primeiros anos da engenhoca, muitos telespectadores não queriam fazer feio diante das estrelas do vídeo. Acreditavam que era preciso se pentear e botar roupa de domingo para assistir à programação. Meio século depois, ainda havia quem respondesse ao “boa noite” dos apresentadores. 

Ainda nos anos 50, técnicos instalavam equipamentos de retransmissão no alto de morros para ampliar o alcance das imagens. A fim de garantir o transporte da pesada, a TV Rio mantinha duas mulas na sua folha de pagamento. 

Do livro “Almanaque da TV” − de Bia Braune e Rixa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário