sexta-feira, 1 de março de 2019

O Escudo do Grêmio



1903
Grêmio
Foot-Ball Porto-Alegrense
FBPA
  
15 de setembro de 1903, dois clubes de futebol foram fundados em Porto Alegre: o Fuss-Ball Club e o Grêmio Porto-Alegrense.

O Fuss-Ball surgiu dentro da Sociedade Blitz de Ciclismo. Seus fundadores eram de origem alemã, entre eles Otto Niemeyer, que, no futuro, seria homenageado ao nomear uma importante avenida da região sul da cidade.

O Grêmio tinha como principais entusiastas comerciários do Centro de Porto Alegre. Os líderes do grupo, o paulista Cândido Dias, detentor da única bola de futebol da cidade, e seu amigo Joaquim Ribeiro, viviam numa república na Rua Santa Catarina (atual Doutor Flores).

Em 1909, portanto, o Grêmio e o Fuss-Ball eram veteranos praticantes de foot-ball.

(...)

 Em Porto Alegre, ou o Grêmio jogava contra o Fuss-Ball ou o Fuss-Ball contra o Grêmio. Os dois clubes disputavam troféus entre si, o Wanderpreis e o Verenpreis. De 1904 a 1908, bateram-se em catorze partidas, as únicas catorze partidas de seus cartéis, até aquele ano. O Grêmio conquistou os torneios, com nove vitórias, contra três do Fuss-Ball e dois empates. A décima quinta partida da história do Grêmio foi um amistoso contra o Rio Grande, em 1909. A décima sexta, novamente contra o Fuss-Ball. O primeiro Grenal foi a décima sétima partida da história do Grêmio. Quer dizer: jogava-se muito pouco, então. Durante o ano, nos finais de semana vagos, os jogadores exercitavam-se em desafios internos, quadro A contra quadro B, titulares versus reservas.

(Do livro “A História dos Grenais”,
de David Coimbra, Nico Noronha,
Mário Marcos de Souza, Carlos André Moreira.

P.S.1: Com o tempo, a palavra Fuss-Ball, alemã, passou para Foot-Ball, inglesa, do país inventor do futebol.

P.S.2: O verdadeiro nome do time gaúcho Grêmio deveria ser Porto-Alegrense, pois se conhece como grêmio qualquer corporação, associação ou assembleia formada por pessoas que desenvolvem uma mesma profissão, ofício ou atividade. São organizações habitualmente regidas por estatutos especiais e diversas regulamentações.

O termo, que provém do latim gremium, também pode fazer referência ao conjunto de pessoas que partilham de um mesmo estatuto social ou outra característica em comum.

A evolução dos escudos


1903


1920


1930


1940


1950


1960


1970


1980


1990


2000

Nenhum comentário:

Postar um comentário