segunda-feira, 21 de fevereiro de 2022

Eduardo Galeano e a História

 

Eduardo Galeano por  Gonzalo Rodriguez

“Não existe história muda.

Por mais que a queimem,

por mais que a quebrem,

por mais que mintam,

a história humana se recusa a fechar a boca”.

Eduardo Galeano em “De pernas pro ar”

10 frases marcantes de Eduardo Galeano 

01. “Somos o que fazemos, mas somos, principalmente, o que fazemos para mudar o que somos.” 

02. “O corpo não é uma máquina como nos diz a ciência. Nem uma culpa como nos fez crer a religião. O corpo é uma festa.” 

03. “Não consigo dormir. Tenho uma mulher atravessada entre minhas pálpebras. Se pudesse, diria a ela que fosse embora; mas tenho uma mulher atravessada na garganta.” 

04. “Quando as palavras não são tão dignas quanto o silêncio, é melhor calar e esperar.” 

05. “A memória guardará o que valer a pena. A memória sabe de mim mais que eu; e ela não perde o que merece ser salvo.” 

06. “A primeira condição para modificar a realidade consiste em conhecê-la.” 

07. “A liberdade de eleições permite que você escolha o molho com o qual será devorado.” 

08. “Vivemos em plena cultura da aparência: o contrato de casamento importa mais que o amor, o funeral mais que o morto, as roupas mais do que o corpo e a missa mais do que Deus.” 

09. “São muitos os cidadãos que perdem a opinião por falta de uso.” 

10. “Devemos tomar consciência que os direitos da natureza e os direitos humanos, são dois nomes da mesma dignidade. E qualquer contradição é artificial.” 

(Do Blog da Gazeta do Povo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário