quarta-feira, 17 de abril de 2024

O cão mais fiel do mundo

 

Última foto de Hachiko, o fiel cão que esperou por mais de 9 anos fora da estação de Shibuya pelo retorno de seu dono, mesmo após sua morte. 

Em março de 1935, foi capturada esta comovente imagem de Hachiko, o leal Akita Inu japonês, tirada pouco antes de seu falecimento. Esta fotografia representa o desfecho de uma história de devoção e fidelidade que emocionou o mundo. 

Hachiko tornou-se famoso por aguardar pacientemente por seu dono, o professor Hidesaburo Ueno, do lado de fora da estação de trem de Shibuya, em Tóquio, todos os dias, mesmo após a morte de Ueno em 1925. Por quase uma década, Hachiko voltava ao mesmo lugar dia após dia, aguardando o retorno de seu amado dono. 

A história de Hachiko inspirou livros, filmes e monumentos ao redor do mundo, tornando-se um símbolo de lealdade inabalável e amor incondicional. Esta última fotografia captura a serenidade e a dignidade de um cão que nunca perdeu a esperança, mesmo nos momentos finais de sua vida. 

Hoje, a estátua de bronze de Hachiko em frente à estação de Shibuya é um ponto de encontro icônico e um lembrete duradouro do poder do vínculo entre humanos e animais. 

A estátua foi erguida pela primeira vez em 1934, antes de ser reciclada como parte do esforço de desenvolvimento de material bélico durante a Segunda Guerra Mundial ‒ e reerguida em 1948. 

A estátua de Hachiko tornou-se ponto turístico e anualmente é organizada uma celebração fora da estação de Shibuya em memória do animalzinho. O Museu Nacional da Natureza e da Ciência, em Tóquio, conta em seu acervo de exposição com o corpo empalhado de Hachiko.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário