domingo, 10 de junho de 2018

A história de uma música



“Outra Vez”

foi inspirada em frase de Frank Sinatra sobre Ava Gardner

Dias antes do show em Jerusalém, Roberto Carlos fez uma revelação ao seu empresário Dody Sirena, em um almoço regado a vinho. “Outra Vez”, uma de suas canções mais famosas, criada em 1977, foi inspirada num grande gênio da voz: Frank Sinatra. Roberto contou que, durante um jantar em Los Angeles, do qual ele participou nos anos 70, Sinatra comentou à mesa sua paixão pela atriz Ava Gardner com esta frase: “Foi o melhor dos meus erros e o maior dos enganos”. Roberto aproveitou a ideia e a transformou no verso: “Você foi o melhor dos meus erros (...), o melhor dos meus planos e o pior dos enganos que eu pude fazer”.

Revista Isto É, setembro de 2011

Outra Vez

Composição de Isolda*

Você foi o maior dos meus casos,
De todos os abraços,
O que eu nunca esqueci.
Você foi, dos amores que eu tive,
O mais complicado e o mais simples pra mim.

Você foi o melhor dos meus erros,
A mais estranha história,
Que alguém já escreveu.
E é por essas e outras,
Que a minha saudade faz lembrar
De tudo outra vez...

Você foi a mentira sincera,
Brincadeira mais séria que me aconteceu.
Você foi o caso mais antigo,
O amor mais amigo que me apareceu.

Das lembranças que eu trago na vida,
Você é a saudade que eu gosto de ter.
Só assim, sinto você bem perto de mim,
Outra vez...

Esqueci de tentar te esquecer,
Resolvi te querer por querer,
Decidi te lembrar quantas vezes eu tenha vontade
Sem nada perder.

Você foi toda a felicidade,
Você foi a maldade que só me fez bem.
Você foi o melhor dos meus planos,
E o maior dos enganos que eu pude fazer.

Das lembranças que eu trago na vida,
Você é a saudade que eu gosto de ter.
Só assim, sinto você bem perto de mim,
Outra vez....

* (Isolda Bourdot – 9/1/1957 – São Paulo, SP).

Esclarecimentos

Alguma coisa não está batendo bem. Roberto disse, num jantar com amigos, que a letra foi inspirada num comentário feito à mesa por Frank Sinatra, mas a letra e música foram feitas, em 1977, pela compositora Isolda Bourdot. Brilhante compositora, essa paulistana nascida em 09/01/1957, teve forte “influência” musical da família: bisavô e avô maestros e compositores, tornar-se-ia uma das melhores compositoras de músicas românticas a partir dos anos 70.

Prematuramente o irmão Milton faleceu num acidente em 1977; mesmo muito abalada com a morte do irmão e parceiro, Isolda compôs nesse mesmo ano sua primeira música sem a parceria do irmão: “Outra vez” que se tornou seu grande sucesso na gravação de Roberto Carlos.

Nessa fase de músicas brasileiras populares, prevaleciam os versos geralmente muito românticos com apelos melodramáticos sobre a melodia de modo geral pobre. Isolda sempre se revelou compositora de imenso talento e sensibilidade muito apurada.

O grande sucesso de “Outra vez” entre outras qualidades deve-se à maneira como Isolda, com muita sensibilidade e talento, escreveu os versos de modo que a maioria de quem viveu um grande amor gostaria de poder falar para sua ex-amada(o) e à magnífica interpretação de Roberto Carlos. “Outra vez” foi um dos maiores senão o maior sucesso da carreira do cantor Roberto Carlos*.

* Roberto Carlos, talvez, tenha só dado o mote da composição à Isolda, que desenvolveu todo o tema da canção com a letra. Ou, então, Roberto gostou da declaração de amor de Frank a Ava, ele tenha gostado e percebeu que a frase estava na música “Outra vez”. Na conversa e pelo efeito do vinho, não se lembrando que a música não era sua, fez a declaração de autoria da letra da música e alguém da mesa divulgou erroneamente, saindo na revista.

Vamos aguardar o que fará a compositora em relação à informação da revista.

P.S. Ela nunca fez nada, deixou por isso mesmo...






Nenhum comentário:

Postar um comentário