quinta-feira, 20 de junho de 2024

A lição de um pai

 

Passei uma hora no banco com meu pai, pois ele teve que transferir algum dinheiro. 

Não resisti e perguntei-lhe... 

‒ Pai, por que você não começa usar o banco on-line? 

‒ Por que eu faria isso? ‒ perguntou. 

‒ Você não teria que passar uma hora aqui para fazer uma transferência. Você pode até fazer suas compras on-line. Tudo vai ser tão fácil! 

Estava tão animado para inserir meu pai no mundo da tecnologia on-line... 

Ele, novamente, perguntou: 

‒ Se eu fizer isso, não terei que sair de casa? 

‒ Sim, sim ‒ disse, você não precisará sair! 

Disse-lhe mais ainda: 

‒ Pai, agora você também pode receber até a mercearia na porta de sua casa, existe a Amazon, mercado livre... e outras várias lojas on-line que lhe oferecem tudo em casa. 

Sua resposta me deixou sem palavras. 

‒ Te entendo, porém desde que entrei neste banco hoje, encontrei quatro amigos meus, conversei um pouco com o pessoal do banco que me conhece muito bem já algum tempo. Você sabe, filho, que eu estou sozinho... Eu preciso de companhia, de pessoas. Gosto de me arrumar e ir ao banco. Eu tenho tempo suficiente e é a presença física que eu desejo. Lembra que há alguns dias, adoeci? O dono da loja, de quem eu compro frutas, veio me ver, sentou-se ao lado da minha cama e chorou comigo. 

Quando sua mãe caiu, há dois anos antes de morrer, enquanto caminhava de manhã, nosso lojista local viu-a e imediatamente a colocou no seu carro apressou-se a trazê-la para casa, pois sabia onde eu morava. 

Teria essa presença “humana” se fizesse tudo e pedisse on-line? 

Por que eu iria querer tudo entregue em casa, interagindo apenas com o meu celular ou computador? 

Gosto de conhecer a pessoa com quem estou lidando e não apenas o “vendedor”. Isso cria links e relações entre pessoas, que cada dia se perdem mais e mais. 

Lojas on-line também oferecem tudo isso? 

Não tinha mais nada a dizer. Meu pai mais uma vez tinha razão... 

Tecnologia não é vida, tecnologia ferrou a vida e a comunicação, o sentimento afetivo, o contato, a amizade... muito se perdeu. Cuidado! 

Maria Silva, no Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário