O avião e a morte de um paraquedista
O avião acima é um Avro C-91, inglês − (A VARIG teve um desse tipo também). Provavelmente, isso foi só um teste. Só a título de curiosidade, esse motor é o mesmo usado nos Fokker 27 o Dart Harald, o primeiro turbohélice operacional do mundo.
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Reginaldo Palazzo
Foi num avião desses que o Sargento paraquedista do Exército Sílvio Gonçalves Dutra, pqdt 14494, 1963/3, MS 1687, SL 192, MSSL 59, companheiro nosso do Batalhão, faleceu num salto livre no Campo dos Afonsos, em 11 de fevereiro de 1977. Ele bateu na “asa” traseira (com nível mais baixo que o piso da porta e que aparece um pedaço na foto acima), desmaiou e não acionou o punho (ou hang plog). O Silvio foi meu companheiro. Alguns perguntavam se ele era meu irmão, pois éramos muito parecidos e fizemos o CFC/66 no BTL junto com o Baramenko, o Peixoto e outros. Depois cada um seguiu seu rumo no EB.
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Sérgio Mattos
Nesse
dia, eu estava na ZL do Campo dos Afonsos para saltar mais um gancho. Foi
exatamente isso que aconteceu. O avião era um Avro que veio para teste, e, ao
saltar, ele bateu com a cabeça no profundor traseiro, e ficou desacordado.
Segundo a perícia, indo cair na Cota 30, rente a Xavier Curado com Benedito da
Silveira,
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Ávila
Descrição da morte, segundo o livro “Memória Histórica da Brigada de Infantaria Pára-quedista”, de D F Gonçalves, Pqdt 2696 – 56/8. Þ “Em teste para lançamento da aeronave “Avro”. Deu muito impulso ao sair, batendo com a cabeça no profundor, perdendo os sentidos, o que impediu o acionamento do paraquedas.”
O Avro, como é conhecido na FAB, foi desenvolvido no final da década de 50, para substituir os C-47, C-46 e toda a linha dos CONVAIR. Pela sua versatilidade é utilizado por inúmeros países em tarefas militares. Também foi fabricado pela Índia.
No Brasil, realizou missões de transporte de carga, passageiros e até lançamento de paraquedistas militares.
PS 1: MS = Mestre de Salto – SL = Salto Livre – MSSL = Mestre de Salto de Salto Livre.
PS 2: O sargento Sílvio deu uma forte impulsão para o alto e para frente, por este fato bateu com a cabeça no profundor do avião, desmaiando na queda. Por isso não fez uso do punho de abertura do seu paraquedas principal.
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