sábado, 19 de maio de 2018

Dois craques na visão de Eduardo Galeano

Galeano e Maradona


→ “Ele foi adorado não apenas por causa dos seus prodigiosos malabarismos, mas também porque era um deus sujo, pecador, o mais humano dos deuses. Qualquer um podia reconhecer nele uma síntese ambulante das fraquezas humanas, ou ao menos masculinas: mulherengo, beberrão, comilão, malandro, mentiroso, fanfarrão, irresponsável. Maradona foi condenado a ser Maradona e obrigado a ser a estrela de cada festa. O bebê de cada batismo, o morto de cada velório. Mais devastadora que a cocaína foi a sucessoína. As análises, de urina ou de sangue, não detectaram essa droga”.

Galeano e Pelé


→ “Ele joga como Deus jogaria, se Deus decidisse se dedicar seriamente ao assunto. Pelé marca encontro com a bola onde for e quando for e como for, e ela nunca falha. Para os altos ela é enviada: descreve uma ampla curva e volta para o pé dele, obediente, agradecida, ou talvez atada por um elástico invisível. Dentro e fora de campo, se cuida. Jamais perde um minuto de seu tempo, nem deixa cair jamais uma moeda do bolso. Até pouco tempo, engraxava sapatos no cais do porto. Pelé nasceu para subir, e sabe disso”.

Frases de jogadores sobre Pelé


 Pelé por Dálcio

“Ele é o jogador mais completo que já vi.” Franz Beckenbauer

“Eu disse a mim mesmo antes do jogo, ele é feito de pele e osso como qualquer outra pessoa − mas eu estava errado.” Tarcisio Burgnich, que marcou Pelé, na final da Copa de 1970.

“Um artista em meus olhos é alguém que pode iluminar um quarto escuro. Eu nunca e nunca vou encontrar diferença entre o passe de Pelé para Carlos Alberto na final da Copa do Mundo em 1970 e a poesia do jovem Rimbaud. Há em cada uma dessas manifestações humanas uma expressão da beleza que nos toca e nos dá uma sensação de eternidade”. Éric Cantona

“Às vezes eu sinto como se o futebol tivesse sido inventado para este jogador mágico.” Bobby Charlton

“Pelé foi o único jogador que superou os limites da lógica.” Johan Cruyff

“O melhor jogador de todos os tempos? Pelé. [Lionel] Messi e Cristiano Ronaldo são ambos grandes jogadores com qualidades específicas, mas Pelé foi melhor.” Alfredo Di Stefano

“Fomos juntos para dividir uma bola. Eu era mais alto, tinha um impulso melhor. Quando voltei para baixo, eu olhei para cima com espanto. Pelé ainda estava lá, no ar, em direção a bola. Era como se ele pudesse ficar suspenso durante o tempo que ele queria.” Ex-zagueiro italiano, Giacinto Facchetti

“Quando eu vi Pelé jogar, achei que eu deveria pendurar as chuteiras.” Just Fontaine, artilheiro da Copa do Mundo de 1958

“O melhor de tudo foi Pelé, que é uma mistura de Di Stefano, [Diego] Maradona, Cruyff e Leo Messi.” César Luis Menotti, Técnico da Argentina

“O debate sobre o melhor jogador do século é absurda. Só há uma resposta possível: Pelé. Ele é o maior jogador de todos os tempos e com muita distância”. Zico

“Pelé foi o jogador mais completo que eu já vi. Dois bons pés. Magia no ar. Rápido. Potente. Poderiam aliviar as pessoas com habilidade. Poderia correr mais. Parecia mais um gigante do que um atleta em campo. Perfeito equilíbrio e visão impossível”. Bobby Moore

“Cheguei na esperança de parar um grande homem, mas eu fui embora convencido de que eu tinha sido desfeito por alguém que não nasceu no mesmo planeta como o resto de nós.” Goleiro do Benfica Costa Pereira, após a derrota de 5 a 2 para o Santos.

“Há Pelé o homem e, em seguida, Pelé o jogador. E para jogar como Pelé é como jogar com Deus”. Michel Platini

“Messi tem todas as condições para ser o melhor, mas primeiro ele tem que vencer Maradona, Romário e, eventualmente, Pelé.” Romário

“Pelé é o maior jogador da história do futebol, e só haverá um Pelé no mundo.” Cristiano Ronaldo



Nenhum comentário:

Postar um comentário