“Descreva como determinar a altura de um
arranha-céu
usando um barômetro.”
usando um barômetro.”
Um estudante respondeu:
“Amarre uma longa corda à
parte mais estreita do barômetro, a seguir faça baixar o barômetro do telhado
do arranha-céu até ao chão. O comprimento da corda mais o comprimento do
barômetro será igual à altura do edifício.”
Esta resposta altamente
original enfureceu o examinador ao ponto de reprovar imediatamente o estudante.
O estudante apelou
baseando-se no fato de que a sua resposta estar indubitavelmente correta e a
universidade nomeou um árbitro independente para decidir o caso.
Na verdade, o árbitro
decidiu que a resposta estava correta, mas que não demonstrava qualquer
conhecimento de Física. Para resolver este problema foi decidido chamar o
estudante e permitir-lhe que em seis minutos providenciasse uma resposta
verbal, que mostrasse, pelo menos, uma certa familiaridade com os princípios
básicos da Física. Durante cinco minutos, o estudante ficou em silêncio,
franzindo a testa em pensamento.
O árbitro lembrou-lhe que o
tempo estava a passar, ao qual o estudante respondeu que tinha diversas
respostas extremamente relevantes, mas que não sabia qual delas utilizar.
Sendo avisado para se
despachar, o estudante replicou da seguinte forma:
“Em primeiro lugar, poderia
pegar num barômetro, ir até ao telhado do arranha-céu, deixá-lo cair ao longo
da parede e medir o tempo que ele demora a atingir o chão. Desta forma, a
altura do edifício poderá ser trabalhada a partir da fórmula : H = 0,5g x t2.
Mas isto seria mau para o barômetro”;
“Ou então, se o sol
estivesse a brilhar, poderia medir a altura do barômetro, depois de assentá-lo
na extremidade e medir o comprimento da sua sombra. Em seguida, iria medir o
comprimento da sombra do arranha-céu e, depois de tudo isto, seria uma simples
questão de aritmética proporcional para calcular a altura do arranha-céu”;
“Mas, se quiserem ser
rigorosamente científicos acerca disto, poderão amarrar uma longa corda ao barômetro
e abaná-lo como um pêndulo, primeiro ao nível do chão e depois ao nível do
telhado do arranha-céu. A altura é dada pela diferença na força da gravidade. T
= 2p”;
“Ou, se o arranha-céu tiver
uma escada exterior de emergência, será mais fácil usá-la e marcar a altura do
arranha-céu em comprimentos do barômetro, e em seguida adicioná-los por aí
acima”;
“Se, simplesmente, quiser
ser chato e ortodoxo na resposta, certamente, poderá usar o barômetro para
medir a pressão do ar no telhado do arranha-céu e no solo, e converter os
milibares em pés para dar a altura do edifício”;
“No entanto, e uma vez que
estamos constantemente a ser exortados a exercitar o pensamento independente e
a aplicar os métodos científicos, indubitavelmente a melhor forma seria ir
falar com o porteiro e perguntar se ele gostava de ter um barômetro novo e
bonito: oferecia-lho desde que ele me dissesse a altura do arranha-céu.”
O estudante era Niels Bohr,
o único Dinamarquês que ganhou o Prêmio Nobel de Física.
Obs.: Barômetro instrumento destinado à medição a pressão atmosférica.
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