quarta-feira, 12 de julho de 2023

16 dicas para se dar bem na escola

 

01 ► Faça de sua agenda a sua melhor amiga. Anote tudo o que deve ser feito: tarefas, trabalho, matérias a serem revisadas. Não confine somente na sua memória, OK? Ela pode falhar às vezes... 

02 ► Arrume um lugar calmo para estudar, onde possa manter o foco. Isso significa ficar longe de televisão, com celular desligado ou no silencioso (sabemos, é difícil!) e em um ambiente em que haja pouco gente a circular. 

03 ► Revise a matéria todos os dias, nem que seja uma ou duas horas diárias. “Aula dada é aula estudada”, lembra Quézia Bombonatto, terapeuta. 

04 ► Preste atenção às aulas, este conselho pode ser meio bobo, mas quantas vezes você já não se pegou “viajando” e, depois, se sentiu perdido(a)? 

05 ► Participe dos trabalhos em grupo sempre! Eles são uma ótima forma de aprender a matéria melhor e de trabalhar em equipe, que é muito legal. 

06 ► Participe dos eventos escolares, como feira de ciências, festivais, etc. Além de ser uma forma de fazer amigos, você aprende algo. 

07 ► Tente deixar os problemas fora da sala. Brigou com a(o) namorada(o)? Seus pais deixaram você de castigo por algum motivo? Pense nisso fora da classe. 

08 ► Não fique com dúvidas sobre as matérias. Se estiver difícil, procure ajuda de professores, colegas ou seus pais. Vale até fazer aulas de reforço. 

09 ► Use APPS a seu favor, como o Evernote (você consegue fazer anotações e compartilhar com o seu grupo), dicionário da Língua Portuguesa, Cola Matemática (que mostra como resolver os problemas de matemática), entre outros. 

10 ► Fique de olho nas suas notas desde o primeiro bimestre. Pode parecer cedo para se preocupar, mas não é. “A primeira nota sempre é um termômetro para o aluno”, lembra a doutora Quézia. 

11 ► Aproveite os momentos de lazer. Eles são importantes para relaxar, se divertir e até ir mais animado(a) para a escola. 

12 ► Alimente-se. Ninguém consegue se concentrar com fome. Por isso, não pule nenhuma refeição, OK? 

13 ► Leia notícias. Isso vai dar bons argumentos para as suas redações e prepará-lo(a) para as provas. 

14 ► Tenha metas. Seu objetivo é passar com folga, longe da recuperação? Fique com isso em mente o ano todo. 

15 ► Saiba dividir o tempo. Lazer é importante, mas é preciso ter prioridades. Hora de estudar é hora de estudar. 

16 ► Descanse. Nada como uma noite de sono para ajudar a assimilar tudo o que aprendeu de novo no dia! 

(Da revista Atrevida, janeiro de 2016)

Nenhum comentário:

Postar um comentário