quinta-feira, 6 de julho de 2023

Parlendas

 

Tropeiro fala de burro,
Vaqueiro fala de boi,
Jovem fala de namorada,
Velho fala do que foi. 

Eu sou pequena
Da perna grossa,
Vestido curto,
Papai não gosta. 

Lá em cima daquele morro
Tem um pé de bananeira;
Tua mãe morreu de fome
E teu pai de caganeira. 

Atirei um limão verde
Por cima de uma samambaia,
Deu na cara de uma velha,
Que estava lavando a saia. 

Eu sou pequenina
Tamanho de um botão,
Carrego papai no bolso
E a mamãe no coração.

O bolso furou,
Papai caiu no chão.
Mamãe, que é mais querida,
Ficou no meu coração. 

Meio-dia,
Macaco assobia,
Panela no fogo,
Barriga vazia. 

Corre, ratinho,
Que o gato tem fome.
Corre, ratinho,
Que o gato te come. 

Pulga toca flauta,
Perereca, violão.
Piolho pequenininho
Também toca rabecão. 

O rei mandou me chamar
Pra casar com sua filha.
Só de dote ele me dava
Europa, França e Bahia.

Me lembrei do meu ranchinho,
Da roça, do meu feijão.
O rei mandou me chamar,
Ó seu rei, não quero, não! 

Parlendas são rimas infantis que divertem as crianças, ao mesmo tempo que trabalham com a memorização e a fixação de alguns conceitos. Segundo estudiosos, as parlendas servem como sistemas educativos que fazem parte da literatura popular oral e do folclore brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário