sábado, 4 de novembro de 2023

A fábrica dos três apitos

Sabe o imóvel que abrigou, entre 1836 e 1960, a Companhia de Fiação e Tecidos Confiança, em Vila Isabel? Foi totalmente recuperado e, hoje, será a nova unidade Assaí Boulevard. A fábrica, conforme conta João Máximo, inspirou Noel Rosa a criar a música “Três apitos” (“Quando o apito da fábrica de tecidos/ Vem ferir os meus ouvidos/ Eu me lembro de você”). Noel morava numa casa próxima à fábrica, na Rua Teodoro da Silva. (Ancelmo Gois, em O Globo)

Antiga fábrica de tecidos Confiança

Imóvel que era da Companhia de Fiação e Tecidos Confiança foi restaurado por rede de supermercado.

A fábrica inspirou Noel Rosa a criar a música 'Três apitos' 

Três Apitos 

Quando o apito da fábrica de tecidos
Vem ferir os meus ouvidos
Eu me lembro de você.
 

Mas você anda
Sem dúvida bem zangada
E está interessada
Em fingir que não me vê.
 

Você que atende ao apito de uma chaminé de barro,
Por que não atende ao grito
Tão aflito da buzina do meu carro.
 

Você no inverno,
Sem meias vai pro trabalho,
Não faz fé com agasalho,
Nem no frio você crê.
 

Mas você é mesmo artigo que não se imita,
Quando a fábrica apita,
Faz reclame de você.
 

Nos meus olhos você lê
Que eu sofro cruelmente
Com ciúmes do gerente,
Impertinente,
Que dá ordens a você.
 

Sou do sereno, poeta muito soturno,
Vou virar guarda-noturno
E você sabe por quê.
 

Mas você não sabe,
Que enquanto você faz pano,
Faço junto do piano,
Estes versos pra você...

Nenhum comentário:

Postar um comentário