sexta-feira, 17 de novembro de 2023

Malhação de Judas

 

Malhação de Judas ou Queima de Judas é uma tradição vigente em diversas comunidades católicas e ortodoxas que foi introduzida na América Latina pelos espanhóis e portugueses. É também realizada em diversos outros países, sempre no Sábado de Aleluia, simbolizando a morte de Judas Iscariotes. 

Consiste em surrar um boneco do tamanho de um homem, forrado de serragem, trapos ou jornal, pelas ruas de um bairro e atear fogo a ele, normalmente ao meio-dia. 

A malhação de Judas é uma tradição popular ligada aos ritos da Páscoa cristã e amplamente difundida em diversos países, principalmente na América Latina e na Europa. No rito secular, comunidades se unem para confeccionar, pendurar em postes e queimar bonecos em alusão à figura bíblica de Judas Iscariotes. 

No Brasil, o rito acontece entre a madrugada da Sexta-Feira Santa e a manhã de Sábado de Aleluia. Já em Portugal, o boneco é malhado na passagem do Sábado de Aleluia para o Domingo de Páscoa. Embora a malhação seja um dos ritos da Paixão de Cristo reencenados por fiéis, não faz parte da liturgia católica.  

Segundo a Bíblia, Judas Iscariotes foi um dos doze apóstolos de Jesus Cristo. O discípulo teria traído Jesus ao entregá-lo para a crucificação em Jerusalém em troca de pagamento. O relato bíblico é de que Judas entrou em desespero: “E ele, atirando para o templo as moedas de prata, retirou-se e foi-se enforcar” (Mateus, 27:5). 


Nenhum comentário:

Postar um comentário