terça-feira, 7 de novembro de 2023

Feira de Mangaio

 Gloria Gadelha / Severino Dias de Oliveira (Sivuca)

Fumo de rolo, arreio de cangalha
Eu tenho pra vender, quem quer comprar?
Bolo de milho, broa e cocada
Eu tenho pra vender, quem quer comprar?

Pé de moleque, alecrim, canela,
Moleque, sai daqui me deixa trabalhar,
E Zé saiu correndo pra feira de pássaros
E foi pássaro voando pra todo lugar.
 

Tinha uma vendinha no canto da rua,
Onde o mangaieiro ia se animar.
Tomar uma bicada com lambu assado
E olhar pra Maria do Joá.
 

Tinha uma vendinha no canto da rua,
Onde o mangaiero ia se animar,
Tomar uma bicada com lambu assado
E olhar pra Maria do Joá.
 

Cabresto de cavalo e rabichola
Eu tenho pra vender, quem quer comprar?
Farinha, rapadura e graviola
Eu tenho pra vender, quem quer comprar?

Pavio de candeeiro, panela de barro,
Menino, vou me embora tenho que voltar.
Xaxar o meu roçado, que nem boi de carro,
Alpargata de arrasto não quer me levar.
 

Porque tem um sanfoneiro no canto da rua,
Fazendo floreio pra gente dançar,
Tem o Zefa de purcina fazendo renda
E o ronco do fole sem parar.
 

Eita, sanfoneiro, da gota serena! 

******* 

Essa música relata, especificadamente, a Feira de Mangaio, conhecida também entre os pernambucanos por Feira do Mangangá. Essa famosa feira da região Nordeste comercializa produtos artesanais de grande variedade, ou seja, funciona como uma feira livre cujo vendedor ou ambulante é denominado mangaieiro. 

A título de curiosidade: «o baião/forró intitulado Feira de Mangaio foi composto por Sivuca (1930-2006) e pela esposa Glorinha Gadêlha (1947). Foi gravada inicialmente pelo próprio Sivuca, posteriormente incorporada ao repertório de Clara Nunes no LP “Esperança”, de 1979, se tornando um dos grandes sucessos da cantora. A canção  quem diria  foi composta em Nova Iorque. E mais, Glorinha Gadelha começou a escrever a letra em uma aula de inglês, seguindo pelo metrô e finalizando ao chegar num McDonald's da Sétima Avenida. Na época o casal morava nos Estados Unidos. Depois, em casa, o mestre Sivuca propôs uma palavrinha num único verso que a compositora considerava mal resolvido e arranjou a música. Acabou colhendo muitos dos louros do estrondoso sucesso, já que "Feira" ficou conhecida na sua voz. Glorinha não se considera cantora e sempre preferiu a pena aos palcos. Poucos sabem, mas ela tem composições interpretadas na voz de gente como Moraes Moreira, Hermeto Pascoal e Elba Ramalho.» 

A canção Feira de Mangaio é hoje um forte e importante registro cultural da tradição nordestina. Deixo aqui uma versão animada na voz de Clara Nunes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário