quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

Uma Fábula da Natureza


Nas coisas simples, por mais insignificantes que sejam,
há sempre um grande valor.


Um dia, uma linda jovem princesa teve uma grave doença. Seu pai, um rei muito poderoso, consultou todos os sábios e curandeiros do reino e não logrou cura para sua filha. Procurou famosos médicos nos reinos vizinhos e em toda a parte, onde seus enviados pudessem chegar, e, mesmo assim, todos julgaram o caso muito difícil de cura; outros, até impossível.

Uma noite, depois de estar durante todo dia ao lado do leito da jovem princesa, o rei, de cansaço, adormeceu. Durante seu sono, começou a ter um sonho fantástico. Uma fada apareceu-lhe e indagou-o sobre a sua profunda tristeza. O rei contou da doença incurável da sua única filha, e disse que faria tudo o que fosse possível para que ela voltasse a viver alegre e feliz, como vivera até então.

Após ouvir todo relato dramático do rei, a fada condoeu-se da sua dor. E disse-lhe o seguinte: “Faça, sem segundas intenções, uma boa ação de real valor, e, então, por este gesto puro e singelo, sua filha estará curada.”

O rei acordou sobressaltado e esperançoso, pois fora muito intenso e verdadeiro o seu sonho. No outro dia, chamou todos os poucos mendigos do reino e distribuiu entre eles muitas moedas de ouro. Voltou ao castelo, e sua filha continuava na mesma. Resolveu dar aos pobres todas as suas roupas de pouco uso, dar presentes aos filhos dos empregados do reino, mas nada acontecia em relação à doença da sua amada filha.

Numa tarde, caminhado no jardim do castelo, o rei chorava baixinho e suspirava sem esperanças quanto ao futuro da saúde da filha amada. No chão, no seu caminho, cruzou por ele uma pequeníssima formiga. O rei ia esmagá-la com sua pesada bota, mas parou e, contemplando aquela pequenina fórmula de vida, desviou o passo deixando-a seguir o seu caminho, viva.

Ele, então, dirigiu-se ao seu castelo e foi direto ao quarto da filha. Ela estava acordada, sorrindo, transparecendo e vendendo saúde e felicidade. Ela, radiante com que estava acontecendo, disse ao rei:

− Pai, tive um lindo sonho, em que uma fada me falou o seguinte: “Seu pai, finalmente, percebeu que nas coisas insignificantes da natureza é que estão as coisas de grande valor na vida.”

O rei entendeu a lição e nunca mais foi o mesmo. O seu reino se tornou o mais florido de toda a região em que ele vivia. Suas fontes naturais foram preservadas, os animais não foram mais caçados e ele plantou centenas de árvores e sua filha viveu o resto da sua vida, muito saudável e feliz.


(Nilo Moraes)



Um comentário: