segunda-feira, 5 de fevereiro de 2024

A arte e a fragilidade humana

 O acolhimento dos poetas

Os créditos da foto são meus (Pedro de Alexandre), mas quem gostar, pode compartilhar. 

Por sugestão de uma amiga que faz parte desse grupo, eu estou compartilhando essa imagem com vocês. 

Eu já compartilhei essa imagem muitas vezes, mas essa cena me traz muitas reflexões a respeito do quanto a arte é sugestiva, o quanto os poetas inspiram confiança, o quanto a leitura consola, o quanto a escuta e o acolhimento são tão importantes. 

Penso no quanto tudo isso é capaz de resgatar quem tenha saído do caminho. 

Eu fiz a foto não apenas para fotografar a estátua (em bronze) dos poetas Carlos Drummond de Andrade (em pé) e Mario Quintana (sentado), situado na Praça da Alfândega*, no Centro Histórico de Porto Alegre, mas para registrar exatamente essa cena, quando os poetas, as artes e a fragilidade humana se juntam como resistência e sobrevivência. 

******* 

* A Praça da Alfândega é um espaço público, histórico e turístico da cidade de Porto Alegre, capital do estado do Rio Grande do Sul. Situada no Centro Histórico da cidade, a praça é tombada pelo IPHAN.  

Em 14 de março de 1883, o nome foi alterado para Praça Senador Florêncio, foto abaixo, em homenagem a Florêncio Carlos de Abreu e Silva. No entanto, todos os porto-alegrenses só a chamam de Praça da Alfândega.  



A estátua dos poetas em outro ângulo

2 comentários: