segunda-feira, 6 de maio de 2024

De quem será a fortuna do Tio Magnata?

 

O tio Magnata, dono de uma fortuna imensurável, não tem herdeiros diretos. 

Pressentindo que se aproxima o fim de sua vida, começa a organizar seus bens para redigir seu testamento. São muitas propriedades, joias e uma quantia razoável em dinheiro, suficiente para proporcionar conforto e sustento para gerações. 

Finalmente, chega a hora de escrever o (tão esperado, mal sabe ele!) testamento. Uma particularidade, no entanto, do Sr. Magnata deixará um terrível impasse: é seu hábito escrever textos sem pontuá-los. Acostumara-se a fazer assim desde pequeninho. E não é que, justamente agora, ao terminar de escrever o cobiçado testamento, recebe o chamado divino? E o testamento está como está: um enigma a ser resolvido pelo juiz, já a postos. 

Não tardam aparecer muitos candidatos à herança. O juiz, depois de muito estudar o caso, reduz o grupo a quatro prováveis beneficiários: tia Matilde, parente mais próxima; o senhor Casmurro, responsável pelo Lar dos Velhinhos, a que o Sr. Magnata fazia largas doações mensais; Irineu, o jardineiro, que alegava ter uma dívida a saldar com o falecido; e a governanta Ruth, que o acompanhou até o último dos seus dias. 

O juiz entrega uma cópia do testamento a cada um dos possíveis herdeiros, para que a pontue. 

Ajude cada um dos candidatos (abaixo relacionados) nessa tarefa de pontuar o testamento, de forma a que se beneficiem com o resultado. (Há, certamente, uma possibilidade para cada um deles. Você pode usar qualquer sinal de pontuação que fizer sentido para atender seu objetivo. Não se esqueça de, quando necessário, mudar a letra da palavra para maiúscula, caso a pontuação inserida exija isso.) 

Para a Tia Matilde: 

Deixo meus preciosos bens à minha tia, não ao jardineiro.  Jamais será dada herança à governanta Ruth, nada ao Lar dos Velhinhos. 

Para o jardineiro Irineu: 

Deixo meus preciosos bens à minha tia? Não! Ao jardineiro, jamais será dada herança à governanta Ruth, nada ao Lar dos Velhinhos. 

Para a governanta Ruth: 

Deixo meus preciosos bens à minha tia? Não! Ao jardineiro? Jamais! Será dada herança à governanta Ruth, nada ao Lar dos Velhinhos. 

Para o Lar dos Velhinhos 

Deixo meus preciosos bens à minha tia? Não! Ao jardineiro jamais será dada herança. À governanta Ruth nada. Ao Lar dos Velhinhos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário