quarta-feira, 1 de maio de 2024

Heróis que a história esqueceu

 

Isidor Straus e Ida Straus

Quando o Titanic afundou, ele levava o milionário John Jacob Astor IV. O dinheiro da sua conta bancária foi o suficiente para construir 30 Titanic. No entanto, diante de um perigo mortal, escolheu o que considerava moralmente correto e renunciou ao seu lugar num bote salva-vidas para salvar duas crianças assustadas. 

O milionário Isidor Straus, co-proprietário da maior cadeia americana de grandes armazéns, “Macy's”, que também estava no Titanic, disse: 

‒ Nunca vou entrar em um salva-vidas antes dos outros homens. 

Sua esposa, Ida Straus, também se recusou a embarcar no bote salva-vidas, cedendo seu lugar à sua recém-nomeada criada, Ellen Bird. Decidiu passar seus últimos momentos de vida com seu marido. 

Estes indivíduos ricos preferiram se livrar da sua riqueza, e até das suas vidas, do que comprometer seus princípios morais. Sua escolha a favor dos valores morais destacou o brilho da civilização humana e da natureza humana. 

******* 

A história do casal foi relembrada em 2017 por um de seus bisnetos Paul A. Kurzman no programa Today. 

“Minha bisavó Ida Straus entrou no bote salva-vidas esperando que seu marido a seguisse. Quando ele não a seguiu, ela ficou muito preocupada e o oficial do navio encarregado de baixar aquele bote em particular disse: 'Bem, Sr. Straus, você' Você é um homem idoso... e todos nós sabemos quem você é... Claro que você pode entrar no bote salva-vidas com sua esposa'”, disse ele. “E meu bisavô disse: 'Não. Até que eu veja que todas as mulheres e crianças a bordo deste navio estão em um bote salva-vidas, eu não vou entrar em um bote salva-vidas'.” 

Entre os diversos botes que saíam, Ida fez questão de dar seu lugar para sua empregada Ellen Bird enquanto aguardava um bote que pudesse abrigar ambos. O casal foi visto pela última no convés, enquanto a água subia, na madrugada de 15 de abril. 

(Do blog AH Aventura na História)

Nenhum comentário:

Postar um comentário