segunda-feira, 20 de maio de 2024

A maior vitória do basquete brasileiro

 

Depoimento de Oscar Schmidt: 

‒ Algumas pessoas não sabem, mas na final do Pan-Americano de 1987 nem tinham o hino do Brasil para tocar durante a premiação. 

Eles estavam tão crentes que os EUA iam ser campeões que não se preocuparam em ter o nosso hino. Raramente vi um time ser tão menosprezado quanto o nosso naquela ocasião. 

Mas deu o que deu; o Brasil ganhou e exigimos que eles fossem atrás do hino. Chegamos a falar que se não tivesse o hino não iríamos para a premiação, para o desespero deles. 

Afinal, acabamos tendo que cantar o hino à capela, porque eles tinham dificuldade em encontrar o hino e, quando o encontraram, tinham apenas um pedacinho para tocar. 

Mas posso dizer uma coisa? Foi ainda melhor assim, porque cantamos a pleno pulmão, para que o mundo inteiro ouça e aprenda a não desprezar nossa força de vontade. 

******* 

A Partida Final do Torneio de Basquetebol Masculino nos Jogos Pan-Americanos de Indianápolis-1987 foi um jogo histórico para o basquetebol mundial, pois representou a primeira vez que a seleção norte-americana masculina de basquete nunca perdeu um jogo em casa, e foi a primeira vez que foi derrotada em finais e a primeira vez que sofreu mais de cem pontos diante de seus torcedores. Além disso, o Brasil quebrou com uma invencibilidade de 34 partidas oficiais do time norte-americano de basquete. 

Essa é considerada a maior conquista do esporte nacional desde a Copa do Mundo de 1970. O próprio site do USA Basketball, na seção em que conta a história deste jogo, classifica a atuação do time brasileiro como “uma exibição ofensiva que muitos jamais se esquecerão”. 

O ouro levado dos norte-americanos no Pan de Indianópolis-1987 foi um dos fatores que também levaram os EUA a mais tarde convocar atletas profissionais para a sua seleção de basquete, que chegaria ao ápice com o Dream Team  de 1992. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário