quarta-feira, 15 de maio de 2024

Papo de professores de português

 

E os professores de língua portuguesa, uns observando, outros espiando pela janela da sala de professores. Em pequenos grupos e isoladamente. Perplexos alguns. Outros tecendo considerandos: 

Professor 01 ‒ A culpa é da Linguística. A Linguística subverte a ordem. Prega a anarquia. É um modismo. Não se corrige mais ninguém. É contra a gramática. O resultado está aí... 

Professor 02 ‒ Não querem que a gente ensine gramática. A gente vai ensinar o quê? 

Professor 03 ‒ Também... com um salário desses! Trabalho de acordo com o que me pagam. O resultado está aí... 

Professor 04 ‒ No meu tempo... 

Professor 05 ‒ Eu ensino, ensino, ensino e eles não aprendem. Que culpa eu tenho? 

Professor 06 ‒ Eles vêm da 5ͣ  série fracos... 

Professor 07 ‒ Eles vêm da 6ͣ  série fracos...

Professor 08 ‒ E como vai ficar essa gente toda na hora de um vestibular, na hora de um concurso público? 

Professor 09 ‒ Eu também não gosto do que eu ensino. Eu preferiria dar aos alunos só textos. Mas aqui na escola tem que cumprir o programa. 

Professor 10 (Com uma ponta de ironia, dizendo, como se dizia antigamente com seus botões):         

                      ‒ É sempre o eterno repetitório...  

(Do livro “Educação para crescer”)

Nenhum comentário:

Postar um comentário