segunda-feira, 13 de maio de 2024

Um grande ator brasileiro

 

Nascimento: 9 de outubro de 1940, Alegrete, Rio Grande do Sul – Falecimento:  12 de maio de 2024, Rio de Janeiro. 

Paulo César de Campos Velho, mais conhecido como Paulo César Pereio, foi um ator brasileiro. Seu primeiro trabalho no cinema foi em 1964, no filme Os Fuzis, dirigido por Ruy Guerra. Foi um ícone do cinema e teatro brasileiro. 

Em uma de suas últimas entrevista, em 2020 ao jornal EXTRA, ele explicou o motivo de ter ido morar no abrigo em Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio. “Estou aqui desde o começo da pandemia, dessa crise do coronavírus. Achei que vir para cá seria uma maneira de me salvar. Vim para sobreviver. Eu moro em São Paulo, tenho meu apartamento lá. Não teve outro jeito. Mas estou bem de saúde”, disse na época. 

“Nunca na minha vida trabalhei por dinheiro. Trabalhei bastante e nunca fiquei nem estou na penúria. O fato de eu estar aqui pode dar a ideia de que o cara está retirado, mas não estou. Ando aqui com uma tranquilidade absoluta, o que eu não poderia fazer na rua. Aqui tenho comida, sou bem cuidado e estou protegido”, completou. 

E morou no Retiro dos Artistas até a sua morte... 

Uma curiosidade histórica 

O Hino da Legalidade (1961), que teve autoria da letra de Lara de Lemos, e música do ator Paulo César Pereio, tocou exaustivamente na Rede da Legalidade, que se tornou um sucesso da época. 

Hino da Legalidade 

Avante brasileiros de pé,
Unidos pela liberdade.
Marchemos todos juntos de pé,
Com a bandeira que prega a igualdade.
 

Avante brasileiros de pé,
Unidos pela liberdade.
Marchemos todos juntos de pé,
Com a bandeira que prega a liberdade.
 

Protesta contra o tirano,
Se recusa a traição,
Que um povo só é bem grande,
Se for livre como a Nação.
 

Avante brasileiros de pé.
Unidos pela liberdade;
Marchemos todos juntos de pé,
Com a bandeira que prega a liberdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário