domingo, 26 de maio de 2024

Piada de tenista

 

Você sabia que “LACOSTE” nasceu por causa de uma piada de tenista? 

Jean René Lacoste era um tenista apelidado de “o crocodilo”. Ele tinha um aspecto fraco para um atleta, devido ao seu corpo magro e baixa estatura. Seus saltos e movimentos bruscos, mas certeiros, deram-lhe a popularidade para lançar sua marca de roupa: “Lacoste”. Aqui está a história: 

René era filho de uma família francesa rica. Seus pais não tinham certeza de que ele se tornaria um tenista profissional devido às suas condições físicas, mas decidiram apoiá-lo na condição de se tornar campeão mundial. 

Alcançou os primeiros lugares em vários torneios na Europa, inclusive a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de 1924. Em um campeonato nos EUA em 1927, ele observou um acessório que o maravilhou completamente: uma mala de pele de crocodilo. Seu parceiro ofereceu-lhe de presente se ganhasse o jogo, mas, infelizmente, perdeu o encontro e brincou com a anedota. 

Um jornalista de Boston ouviu a história e decidiu chamar René de “Le Crocodile”, devido à sua forma agressiva de jogar e ao charme por aquela pasta. 

Naquela época, os jogadores de tênis usavam uma roupa “elegante”. Brincava-se com camisa, colete e calças de vestir. É preciso salientar que esse esporte era praticado pela alta sociedade. René mandou desenhar polos de algodão com colarinho de camisa social, e no bolso do peito, a imagem de um crocodilo verde com a boca aberta para substituir o seu uniforme antiquado. 

Em 1933, lançou sua marca de polos: “Lacoste” para atletas de tênis, golfe e vela. O nome da marca fazia jus ao seu sobrenome; e o pequeno crocodilo verde é símbolo da sua história, paixão pelo tênis e, talvez, por aquela piada sobre a pasta que nunca chegou a conseguir. 

(Do blog “Amigos do Brooklin”) 

Resumindo 

A Lacoste já nasceu desafiando a tradição: René Lacoste trouxe uma revolução para as quadras em forma de uma camisa polo flexível e leve, feita de algodão, indo contra as regras impostas aos jogadores de tênis. Foi assim que em pouco tempo a peça foi consolidada como um símbolo emblemático da elegância mundial. 

Apelidado de “Le Crocodile, René foi o fundador da marca e também a inspiração para o famoso logotipo. O crocodilo verde bordado no peito das peças Lacoste foi um dos primeiros símbolos a se tornar visível do lado de fora de uma roupa. Através de seu estilo esportivo minimalista e atemporal, a marca conquistou adeptos de diferentes perfis e estilos, ultrapassando as fronteiras das quadras de tênis e campos de golfe. Hoje, presente em todos os lugares, das quadras às ruas, a camisa polo assume, merecidamente, seu papel de versatilidade e atemporalidade.

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