quarta-feira, 28 de março de 2018

A Constituição de Capistrano de Abreu



Dois jornalistas, redatores da “A Manhã”, do Rio, foram procurar Capistrano de Abreu, para entrevistá-lo sobre o problema social no Brasil. Ao encontrá-lo na rua, para solicitar-lhe um encontro, o erudito misantropo disse-lhes logo, hostil:

− Estou em casa sempre até as 11 do dia e depois das 9 da noite. Se quiserem ir, vão; se não quiserem, não vão. Para mim é indiferente.

No dia seguinte, houve a visita. O misantropo, deitado em uma rede e cuspindo numa lata, achou que o país estava perdido. Tudo uma lástima. E concluiu, feroz:

− Agora andam falando em reforma constitucional. Querem atribuir os erros à lei... Eu proporia que se substituíssem todos os capítulos da Constituição, decretando:

“Artigo 1º: − Todo brasileiro fica obrigado a ter vergonha na cara.

  Artigo 2º: − Revogam-se as disposições em contrário.”

E cuspiu na lata.

(O Brasil Anedótico, obras completas de Humberto de Campos,
livraria José Olympio, Rio de Janeiro, 1936, pág. 60)


João Capistrano Honório de Abreu foi um jornalista e professor brasileiro que literalmente deixou seu nome na História. Nasceu em 1853 na cidade cearense de Maranguape, o também genial Chico Anysio foi seu conterrâneo. Poucos conheciam o Brasil como ele, o mais influente historiador de sua época, destacando-se em meio a intelectuais portentosos como Rodolfo Garcia, Pandiá Calógeras, Afonso Taunay e Paulo Prado.

Foi por conhecer realmente o Brasil e a formação de sua nacionalidade que o genial jornalista da Gazeta de Notícias passou a defender que a Constituição se resumisse a apenas dois artigos, porque, se ambos fossem obedecidos, todos os problemas do país se resolveriam automaticamente.

O Artigo 1º seria: “Todo brasileiro deve ter vergonha na cara”. E o Artigo 2º encerraria a chamada Carta Magna: “Revogam-se as disposições em contrário”.

2 comentários:

  1. E ele tem razão! Olha o horror de Carta de 1988 que só fez o país andar para trás? Podia estar nas mãos de gente como Ulisses - esse 46 anos como deputado - , Lula, Montoro, Covas, Quercia, Paim, Brizola, etc, a missão de elaborar uma Constituição? Sem esquecer a economia, que caiu em 33 anos de " democracia" da oitava para a posição doze, tem cabimento, por exemplo, nomear, e de forma vitalícia, vereador, deputado e senador para tribunais de conta? O resultado está aí! É pôr a raposa para tomar conta das galinhas! E esses ordinários advogados vitalícios do STF, a maioria incapazes preguiçosos de mentes vazias cuidando dos bolsos vazios com mordomias e privilégios salariais?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É o seu ponto de vista, e deve ser repeitado. E o Bolsonaro, o presidente que irá para o lixo da história, onde fica nesse nosso momento histórico?

      Excluir