sexta-feira, 25 de agosto de 2023

Interrogatório

 

A sala quente e já quatro horas naquele batido. Era a sexta testemunha: 

- Seu nome? 

- Quem? Eu? 

- Sim, o seu nome? 

- Joaquim. 

- Joaquim de quê? 

- Teixeira. Teixeira da Conceição. Joaquim Teixeira da Conceição. 

- Brasileiro? 

- Quem? Eu? 

- Sim, naturalmente: o senhor. 

- Sou, sim senhor. 

- Nasceu em que Estado? 

- Quem? Eu? 

O Juiz ia esquentando por dentro que nem caldeira. Forçou a calma. 

- Idade. Quantos anos têm? 

- Quem? Eu? 

Explodiu, lá da cadeira, o Juiz: 

- Não! Não é o senhor não. Eu! 

O homenzinho olhou imperturbável. Reparou bem. Deu de ombros, depois falou: 

- Como é que eu posso saber a idade do senhor, doutor?

 **********  

(Newton Braga em Poesia e Prosa, Editora do Autor, Rio de Janeiro)

Nenhum comentário:

Postar um comentário