quinta-feira, 24 de agosto de 2023

Regras do emprego da vírgula

 

SP C = Sujeito − Predicado − Complemento → (Tudo que vier depois do verbo.)

A) Dentro da oração (uma só oração − um só verbo = período simples) 

1. Isolando o ► aposto 

Ex. Nós, professores, queremos o progresso dos alunos. S,  ,P C. 

2. Isolando o ► vocativo 

Ex. Vós, moços, sois o futuro do país. S,  ,P C. 

Ex. Moços, vós sois o futuro do país.   , S P C. 

Ex. Vós sois o futuro do país, moços. S P C,   .  

3. Isolando o ► adjunto adverbial deslocado 

Ex. Joana, temporariamente, recusou a proposta. S,  ,P  C. 

Ex. Amanhã, eu viajarei à Bahia a negócios.  , S P C. 

4. Isolando as ► conjunções deslocadas 

Ex. Ele teve, contudo, certos interesses. S P,   ,C. 

Ex. Isso, entretanto, não foi útil. S,   , P C. 

5. Isolando os termos ou as expressões ► explicativas ou corretivas

Ex. Sairemos amanhã, aliás, depois de amanhã. S P,   , C. 

Ex. Marina, digo, Maria adormeceu em seguida. S,   ,S P C. 

Ex. O carro parou, isto é, enguiçou. S P,   , C. 

6. Isolando o ► nome do lugar nas data

Ex. Porto Alegre, 10 de setembro de 2010. 

7. Separando os ter­mos coordenados e ► dispostos em enumeração

Ex. Convidamos o mestre, a esposa, alunos, alunas, amigos e filhos. 

Ex. A pera, a maçã, a goiaba são frutas gostosas. 

B) Dentro do período (mais de uma oração / mais de um verbo = período composto) 

1. Isolando as orações ► subordinadas adjetivas explicativas

Ex. Os velhos, que são seres humanos, merecem respeito. S, (SPC), P C. 

Ex. O leão, que é feroz, é um animal da África. S, (SPC), P C. 

2. Isolando as orações ► intercaladas

Ex. Eu, disse o mestre, não concordo. S, (SPC), P C. 

Ex. Isto, gritei bem alto, é mentira! S, (SPC), P C. 

Ex. Marina, creiam, é torcedora do Internacional! S, (SPC), P C. 

3. Separando as orações ► subordinadas adverbiais

Ex. Desde que não aceitem o pedido, sairemos daqui. SPC, S P C. 

4. Separando as orações ► coordenadas sindéticas (*) 

Ex. Eu quero tua companhia, mas eu não preciso dela. S P C, (c) S P C 

(*) (com síndeto = com conetivo = com conjunção) 

5. Separando as orações ► coordenadas sindéticas (ligadas por e) (menos com sujeitos iguais). 

Ex. O menino caiu, e os amigos vieram ajudá-lo. (sujeitos diferentes) S P C, (e) S P C. 

Obs.: (O menino caiu e gritou.) → (sujeitos iguais − sem vírgula) 

6. Separando as orações ► coordenadas assindéticas (*) 

Ex. Eu cheguei, entrei, olhei, sentei. S P C, S P C, S P C, S P C. 

(*) (sem síndeto = sem conetivo = sem conjunção) 

7. Indicando a ► elipse* do verbo (verbo subentendido) 

Ex. Tu preferes cinema; e eu, (prefiro) teatro. S P C; S, C. 

Ex. Mário joga dominó; e Marina, (joga) xadrez.  S P C; S, P C. 

P.S. O ponto e vírgula se justifica, pois as duas orações têm sujeitos diferentes: na primeira oração: Mário. Na segunda, Marina. A vírgula indica a elipse do verbo. 

*Elipse, num enunciado, é a supressão de um termo que pode ser facilmente subentendido pelo contexto linguístico ou pela situação. 

NSM

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