segunda-feira, 21 de abril de 2014

O colar de turquesas azuis



        O homem por detrás do balcão olhava a rua de forma distraída enquanto uma garotinha se aproximava da loja. Ela amassou o narizinho contra o vidro da vitrine. Os seus olhos da cor do céu brilharam quando viu determinado objeto. Ela entrou na loja e pediu para ver o colar de turquesas azuis, então disse ao balconista:
        - É para minha irmã, você pode fazer um pacote bem bonito?
        O dono da loja olhou desconfiado para a garotinha e lhe perguntou:
        
- Quanto dinheiro você tem?
       Sem hesitar ela tirou do bolso da saia um lenço todo amarradinho e foi desfazendo os nós. Colocou-o sobre o balcão e disse:
        - Isso dá, não dá?
        Era apenas algumas moedas que ela exibia orgulhosa.
      - Sabe, continuou, eu quero dar este presente para minha irmã mais velha. Desde que nossa mãe morreu ela cuida de mim e não tem tempo para ela. Hoje é aniversário dela e tenho certeza que ela ficará feliz com o colar que é a cor dos olhos dela.
        O homem foi para o interior da loja, colocou o colar em um estojo, embrulhou com um vistoso papel vermelho e fez um laço caprichado com uma fita azul.
         - Tome, disse para a garotinha, leve com cuidado.
         Ela saiu feliz saltitando pela rua abaixo. Ainda não acabara o dia quando uma linda jovem de cabelos loiros e maravilhosos olhos azuis adentrou na loja. Colocou sobre o balcão o já conhecido embrulho desfeito e interrogou:
          - Este colar foi comprado aqui?
         
- Sim senhora, respondeu o dono da loja.
         
- E quanto custou?
        - Ah!, falou o lojista, o preço de qualquer objeto em minha loja é sempre um assunto confidencial entre o vendedor e o cliente.
        - Mas minha irmã tinha somente algumas moedas. E este colar é verdadeiro, não é? Ela não teria dinheiro para pagar por ele.
          O homem tomou o estojo, refez o embrulho com extremo carinho, colocou a fita e devolveu à jovem dizendo:
          - Ela pagou o preço mais alto que qualquer pessoa pode pagar. Ela deu tudo que tinha.
        O silêncio encheu a pequena loja, e lágrimas rolaram pela face da jovem enquanto suas mãos tomavam o embrulho.


“A verdadeira doação é dar-se por inteiro, sem restrições."

Nenhum comentário:

Postar um comentário