sábado, 5 de abril de 2014

Balança mas não cai

          

O programa Balança-Mas-Não-Cai, veiculado pela Rádio Nacional, e depois exibido pela TV Globo, tinha no quadro Primo Rico-Primo Pobre uma das maiores audiências da época. Com texto de Max Nunes, tinha a interpretação de Paulo Gracindo (Primo Rico) e Brandão Filho (Primo Pobre). O Balança foi o primeiro programa de humor a utilizar quadros isolados sem nenhuma interligação. O único elo entre eles era o próprio edifício onde se desenrolavam as cenas. Apresentava um humor de características bem cariocas, mas acabou impondo em quase todos os grandes centros radiofônicos do país. 


Primo Pobre e Primo Rico


Pobre:

 Lá em casa há muito que a gente deixou de comer.

Rico:

 Ora, façam uma sopa. Quando tudo falta, a hora é de se tomar uma sopa.

Pobre:

 Que sopa, primo?  Nem  osso  pra  sopa  a gente pode comprar. O osso que entra lá em casa é só o do corpo da gente.

Rico:

 Que  graça,  que  humor,  primo!  Vamos,  deixe de tragédias.  Eu vou resolver o seu problema. A partir de hoje, todos os ossos da minha casa irão para a casa do primo.  A partir de hoje os meus cães entram no sacrifício: somente comerão filé.

Pobre:

 Primo, você é ótimo!

Rico:

 Ótimos são os meus cães de raça, primo. Os pobrezinhos vão ficar sem ver ossos.

Pobre:

 Mas o primo é ainda melhor que um pastor alemão.

Rico:

 Primo, você é ótimo!


          Num dos episódios, os primos conversavam sobre a fome: o Primo Rico dizia:




– Olha aqui, primo, de uma coisa eu me orgulho. Nesta casa ninguém passa fome.

E o Pobre respondia:

– Mas eu estou passando.

O Rico, então, enchia o primo de esperanças:

– Mas será por pouco tempo. Principalmente você, que é meu primo, não vai passar fome aqui em casa, e chamava o mordomo, Charles.

– Leva o primo lá para fora. Aqui em casa você não passa fome. Vai passar fome na sua, ordenava o Rico.

E o Pobre, então:

– Primo, você é ótimo!

O Rico se despedia:

 – Primo, você também é ótimo!


Nenhum comentário:

Postar um comentário