terça-feira, 8 de abril de 2014

Legislação do idoso



Os idosos adquiriram direitos que foram sendo reconhecidos no decorrer dos anos. A luta de muitos profissionais não foi em vão, mas o conhecimento e o acesso ao conjunto de leis ainda é restrito e muitas vezes ignorado.

Conhecer a legislação é fundamental para o exercício da cidadania.

Com base nos dados coletados no banco de leis de idosos – Porto Alegre – Rio Grande do Sul, transcrevemos abaixo Leis que foram localizadas e que garantem direitos aos idosos desta capital.

Lei 5624-85 – Estabelece a isenção do pagamento de tarifas de Transporte Coletivo do Município de Porto Alegre para pessoas de mais de 60 anos e dá outras providências.

Lei 7076-92 – Estabelece prioridade de atendimento em todas as repartições públicas municipais, estaduais e federais, estabelecimentos bancários e comerciais, às pessoas idosas, às portadoras de deficiências físicas e às gestantes.

Lei 7366-93 – Estabelece redução do valor do valor de ingresso para aposentados e pensionistas do Instituto Nacional de Seguro Social – INSS em estabelecimentos de áreas de cultura e lazer e outras de entretenimento.

Lei 8276-99 – Institui o programa de Atendimento aos Idosos em situações de risco pessoal e social.

Lei 8317-99 – Dispõe sobre a eliminação de barreiras arquitetônicas em edificações e logradouros de uso público e dá outras providências.

Lei 8548-00 – Assegura o direito à prioridade de atendimento em hospitais e postos de saúde (exceto emergências), sediados no Município de Porto Alegre, às pessoas idosas e aos portadores de deficiência físicas, sensorial e mental.

Lei 307-93 – Isenta os aposentados, inativos e pensionistas do INSS – Instituto Nacional de Seguro Social do pagamento da Taxa de Coleta de Lixo.

Lei 444-00 – Autoriza o Poder Executivo do Município de Porto Alegre a criar o Conselho Municipal do Idoso e dá outras providências.

 Estas são leis municipais. Apesar das conquistas, muito pouco ser faz para que estas leis sejam realmente cumpridas. Há muito desrespeito da sociedade, dos governos e dos jovens em relação aos idosos.

As pessoas se esquecem que um dia se tornarão idosos também.

(Jornal da Maturidade)

Se você tiver dúvidas, sugestões, reivindicações, se algo lhe incomoda, qualquer coisa, escreva para Rua Eurípedes Monteiro Duarte, 25 – ap. 608 a – CEP 90830-250 – Cavalhada – Porto Alegre/RS ou envie e-mail para jornaldamaturidade@gmail.com ou ozybianchi@gmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário