quinta-feira, 10 de abril de 2014

O poncho e o pala do gaúcho


Poncho

 Espécie de capa, de lã, retangular ou redondo com uma abertura no centro para enfiar a cabeça.

Pala

Poncho leve, franjado nas extremidades de lã, de seda ou do brim. É certo se chamar o pala de poncho-pala, mas é errado chamar-se o poncho de pala.

Bichará

Poncho grosso de lã, especial para o frio. Assim como popularmente alguns dizem “boliche” em vez bolicho (armazém), também chamam o poncho de “ponche”. O certo mesmo e poncho; “ponche” é uma bebida.

Expressões como sentido figurado sobre o poncho:

Pisar no poncho → Ofender; provocar; desafiar.

Forrar o poncho → Ganhar ou receber boa quantia em dinheiro.

Emalar o poncho → Enrolar o poncho, feito mala-de-garupa; viajar.

Poncho dos pobres → O sol (principalmente no inverno).

Por baixo do poncho → Agir ocultamente, com cautela: esconder as intenções.

Tirar camoatim sem poncho → Passar trabalhos e privações; agir sem prevenção.

Expressões com sentido figurado sobre o pala:

Abrir o pala → Fugir; sair correndo.

Com o pala em tiras → Em má situação.

Sacudir o pala → Provocar; desafiar; ofender; Tem o sentido de “pisar no poncho”, inclusive diz-se também “sacudir o poncho”, embora desta maneira seja menos usada.


Companheiro do Inverno

Confeccionado com lã grossa, muitas vezes guarnecido com forro de baeta vermelha, o poncho é o agasalho tradicional do gaúcho do campo, mas, já faz algum tempo, vem invadindo também as cidades, quando o frio ataca com rigor. O poncho serve ainda como instrumento de defesa: o gaúcho com ele se protege nas brigas de arma branca, enrolando-o no braço. Pode, também, jogá-lo ao solo para, com um puxão, desequilibrar o adversário que nele pisar. A palavra vem de pontho, no idioma araucano, povo indígena do Chile. Já o folclorista Câmara Cascudo vê como origem do poncho a pênula romana, espécie de capa que protegia os soldados nas viagens e durante as guerras. Os rio-grandenses conheceram o poncho por influência ibérica, a partir de 1750.



Nenhum comentário:

Postar um comentário