Num certo livro de Matemática, um
quociente apaixonou-se por uma incógnita.
Ele, o quociente, produto de notável família de importantíssimos polinômios.
Ela, uma simples incógnita, de
mesquinha equação literal. Oh! Que tremenda desigualdade. Mas como todos
sabem, o amor não tem limites e vai do mais infinito ao menos infinito.
Apaixonado, o quociente a olhou do
vértice à base, sob todos os ângulos, agudos e obtusos. Era linda, uma figura
ímpar e punha-se em evidência: olhar romboide, boca trapezoide, seios
esféricos num corpo cilíndrico de linhas senoidais.
‒ Quem és tu? Perguntou o quociente
com olhar radical.
‒ Eu sou a raiz quadrada da soma do
quadrado dos catetos, mas pode me chamar de Hipotenusa. Respondeu ela com
expressão algébrica de quem ama.
Ele fez de sua vida uma paralela à
dela, até que se encontraram no infinito. E se amaram ao quadrado da
velocidade da luz, traçando ao sabor do momento e da paixão, retas e curvas
nos jardins da quarta dimensão. Ele a amava e a recíproca era verdadeira. Se
adoravam nas mesmas razões e proporções no intervalo aberto da vida.
Três quadrantes depois, resolveram
se casar. Traçaram planos para o futuro e todos desejaram felicidade
integral. Os padrinhos foram o vetor e a bissetriz.
Tudo estava nos eixos. O amor
crescia em progressão geométrica. Quando ela estava em suas coordenadas
positivas, tiveram um par: o menino, em honra ao padrinho, chamaram de
Versor; a menina, uma linda Abscissa. Ela sofreu duas operações.
Eram felizes até que, um dia, tudo
se tornou uma constante. Foi aí que surgiu um outro. Sim, um outro. O máximo
divisor comum, um frequentador de círculos viciosos. O mínimo que o máximo
ofereceu foi uma grandeza absoluta.
Ela sentiu-se imprópria, mas amava
o Máximo. Sabedor desta regra de três, o quociente chamou-a de fração
ordinária. Sentiu-se um denominador comum, resolveu aplicar a solução trivial:
um ponto de descontinuidade na vida deles.
Quando os dois amantes estavam em
colóquio amoroso, ele em termos menores e ela de combinação linear, chegou o
quociente e num giro determinante, disparou o seu 45.
Ela foi transformada numa simples
dízima periódica e foi para o espaço imaginário e ele, foi parar num
intervalo fechado, onde a luz solar se via através de pequenas malhas
quadráticas.
(Autor desconhecido) |
Aula de Matemática
Pra que dividir sem
raciocinar
Na vida é sempre bom multiplicar
E por A mais B Eu quero demonstrar
Que gosto imensamente de você
Na vida é sempre bom multiplicar
E por A mais B Eu quero demonstrar
Que gosto imensamente de você
Por uma
fração infinitesimal,
Você criou um caso de cálculo integral
E para resolver este problema
Eu tenho um teorema banal.
Você criou um caso de cálculo integral
E para resolver este problema
Eu tenho um teorema banal.
Quando
dois meios se encontram desaparece a fração
E se achamos a unidade
Está resolvida a questão
E se achamos a unidade
Está resolvida a questão
Pra
finalizar, vamos recordar
Que menos por menos dá mais amor
Se vão as paralelas
Ao infinito se encontrar
Por que demoram tanto os corações a se integrar?
Se infinitamente, incomensuravelmente,
Eu estou perdidamente apaixonado por você.
Que menos por menos dá mais amor
Se vão as paralelas
Ao infinito se encontrar
Por que demoram tanto os corações a se integrar?
Se infinitamente, incomensuravelmente,
Eu estou perdidamente apaixonado por você.
António Carlos Jobim/Marino Pinto (1958)
Motivação
Os pais já tentaram de tudo: aulas
particulares, brinquedos educativos, centros especializados, terapia, nada
adiantou.
Então ouvem dizer que há uma escola
de freiras no bairro que é muito boa e resolvem fazer mais uma tentativa.
No primeiro dia, Joãozinho volta para
casa com uma cara muito séria e vai direto para o quarto, sem nem mesmo
cumprimentar a mãe. Ele senta-se na secretária e estuda, estuda sem parar.
A mãe chama-o para jantar. Ele janta
a correr e volta imediatamente aos estudos. A mãe nem acredita. Isso dura já
algumas semanas.
Um dia, Joãozinho volta para casa com
o boletim, que entrega a mãe. Nota 20 em matemática!
A mãe não se contém e pergunta
‒ Filho, diz-me o que te fez
mudar desta maneira? Foram as freiras?
Joãozinho balança a cabeça
negativamente.
‒ O que foi, então? ‒ insiste a mãe ‒ Foram os livros, a disciplina, a estrutura de ensino, o uniforme, os colegas, O que foi?
Joãozinho olha para a mãe e diz:
‒ No primeiro dia de aulas, quando eu
vi aquele tipo que estava a ir muito mal em matemática pregado no sinal de
mais, percebi que elas não estavam a brincar.
bom dia preciso separa desse texto no minimo 30 palavras que se refere a matemática e seus significados alguem pode mim ajudar,enviar no email glemison2010@hotmail.com
ResponderExcluirDo primeiro texto:
Excluirquociente:
incógnita:
Produto notável:
Polinômio:
Equação:
Desigualdade:
Limite:
Infinito:
Vértice:
Base:
Ângulo agudo
Ângulo obtuso:
Ímpar:
Trapezoide:
Ésferico:
Cilíndrico:
Raiz quadrada
Hipotenusa:
Catetos:
Expressão algébrica:
Paralelas:
Retas:
Curvas:
Razões:
Proporções:
Intervalo:
Quadrantes:
Integral:
Vetor:
Bissetriz:
Progressão geométrica:
Par:
Vetor:
Abscissa:
Máximo Divisor Comum:
Regra de três:
Dízima periódica:
Depois, é só pesquisar na internet..