quarta-feira, 26 de dezembro de 2018

Travessias

O lobo, a cabra e a couve.


Um lobo, uma cabra e uma couve têm de atravessar um rio num barco que transporta um de cada vez, incluindo o barqueiro. Como é que o barqueiro os levará para o outro lado de forma que a cabra não coma a couve e o lobo não coma a cabra?

Como é evidente neste problema, o lobo não pode ser deixado sozinho com a cabra, nem a cabra com a couve.

A primeira versão escrita deste problema é atribuída a Alcuino de York (Problema 18 de  Propositiones ad Acuendos Juvenes, século IX).

Na sua resolução, Alcuino começa por transportar a cabra, depois volta para transportar o lobo para a outra margem, trazendo a cabra de volta, depois leva a couve, voltando por fim para vir buscar a cabra.

A raposa, o ganso e o cesto de milho.

Um fazendeiro tinha de atravessar o rio com uma raposa, um ganso e um cesto de milho. O seu barco só podia transportar um objeto além do homem. Quantas viagens é que ele fez?

Começa transportando o ganso, depois volta para transportar a raposa para outra margem, trazendo de volta o ganso, depois leva o cesto de milho, voltando para trazer o ganso.

O pai e duas filhas.

Um senhor de 80 kg e duas filhas com 40 kg precisam atravessar uma ilha com um barco. Só que tem um problema, o barco só suporta 80 Kg. Como farão para atravessar?

Ele deve mandar as duas filhas, depois um filha deve voltar com o barco; agora ele vai, manda a outra filha voltar também, e por fim irão as duas filhas juntas.

Três soldados e Dois rapazes

Três soldados têm de atravessar um rio que não tem ponte. Dois rapazes concordaram em ajudar os soldados, mas o barco é tão pequeno que só dá para um soldado ou para os dois rapazes. Um soldado e um rapaz não podem estar no barco ao mesmo tempo. Dado que nenhum dos soldados sabe nadar, parece que nestas circunstâncias apenas um soldado conseguirá atravessar o rio. No entanto, os três soldados acabam por conseguir atravessar o rio e devolvem o barco aos rapazes.










Solução:

1) Os dois rapazes levam o barco até o outro lado do rio, um rapaz fica na margem oposta, e o outro volta para trazer o barco para os soldados.

2) Aí um soldado, o primeiro, atravessa o rio sozinho; e o outro rapaz traz o barco de volta.

3) Os dois rapazes atravessam novamente o rio. Um fica na outra margem, e o outro traz o barco de volta.

4) Atravessa o segundo soldado. O rapaz do outro lado traz o barco de volta.

5) Voltam os dois rapazes, repetindo a mesma operação. Um fica e outro traz o barco de volta para a travessia do terceiro e último soldado, que entrega o barco para o rapaz, que volta para a margem onde estava atracado o barco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário