segunda-feira, 31 de julho de 2023

As barbaridades que cometemos ao falar

  

Por Carlos Nobre 

− Acho que vou ter que me operar da úrsula. (Por úlcera) 

− Meu tio é troglodita. (Por poliglota) 

− Pende em sua cabeça a espada de Demóstenes. (Por Dâmocles) 

− Deixa eu ler este epitáfio. (Por epígrafe) 

− Outra noite conheci um famoso long-play. (Por playboy). 

− Essa mulher tem uma língua vespertina. (Por viperina) 

− Apesar da pouca idade que tem, ele parece um adúltero. (por adulto) 

− Na semana passada fui num supositório. (Por simpósio) 

− Meu marido é um grande grumete. (Por gourmet) 

− Suicidou-se fazendo Mata-Hari. (por haraquiri) 

− Hoje é o dia de Singapura. (Por Yon Kippur) 

− Brindemos com uma taça de shampignon. (Por champagne)* 

− Operei as amigas. (Por amídalas) 

− Peter Seller. (Por best-seller) 

− Amanhã começa uma conferência de países afrodisíacos. (Por afro-asiáticos) 

− Que sujeito mais prolífico. (Por prolixo) 

− Analisaram a minha matéria fiscal. (Por fecal) 

− Se escreve Shakespeare, mas se pronuncia Schopenhauer) 

− Minha mãe faz malhonese como ninguém. (Por maionese) 

− Acho que tô com stéreo. (Por aterosclerose) 

− Ascensorista, por favor. Fico no ônzimo andar. (Por décimo primeiro andar) 

 *Essa não tinha no texto. 

P.S. Uma que poderia estar no texto:

Hoje estou de pau operado... (Por depauperado) 

Depauperado: que experimentou perda acentuada de energia física; abatido, esgotado.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário