sábado, 7 de outubro de 2023

Elegante é ver o outro

 

“A única forma real de elegância que existe é a elegância da mente.”

Diana Vreeland – 1906-1989) 

Þ Em público, procure não se olhar demais no espelho, ajeitar permanentemente a roupa, checar o tempo todo a sua aparência. 

Þ Não estique os foras. Ninguém precisa piorar a situação espichando o assunto. Poupe o outro dessa agonia. 

Þ Mulher avisa mulher, homem avisa homem quando há: verde no dente, zíper da calça aberto, peito pulando fora do biquíni, falta de papel no banheiro. 

Þ Nunca mais na sua vida diga: “Troquei uma de 50 por duas de 25” ou “Nooossa! Como você está abatida!” 

Þ Furar filas é o máximo da incivilidade. Nada justifica – exceto nas emergências hospitalares. 

Þ Aonde você deve ir com uma roupa de arrasar: Alfândega americana. Aonde deve ir bem-vestido, mas nem tanto: fórum. Seja para que pendência for. 

Þ Nunca, jamais, em tempo algum pergunte se alguém fez uma plástica, se colocou Botox, ser fez lipo. É tão invasivo e grosseiro quanto perguntar a idade. 

Þ Coisas que condenam você a nunca mais vê-lo depois do primeiro encontro: falar palavrão, beber como um homem, dizer o que vai fazer no banheiro, falar alto. 

Þ Coisas que condenam você a nunca mais vê-la depois do primeiro encontro: exibicionismo, cabelo sujo/oleoso, tratar mal o garçom, falar alto. 

Þ Há um método simplíssimo de resolver qualquer dúvida que um convite possa suscitar: o telefone. Não hesite em ligar para os anfitriões, ou para alguém íntimo deles. 

Þ Para chamar o garçom, não abane a mão, assovie ou, pior de tudo, estale os dedos. O simples chamado “Garçom, por favor.” resolve na maioria dos restaurantes. Mas, se o serviço é péssimo e você está há horas fazendo mímicas inúteis, pode até bater palmas para chamar a atenção dele. 

Þ Mais de três pessoas servidas? É o suficiente para que comecem a comer. 

Þ Coisas com que não se falam à mesa: dieta, doença, depressão, dureza, diretrizes políticas, doutrinas religiosas. 

Þ Sua mesa de trabalho não é seu altar pessoal. Maneire com fotos de família, latinhas coloridas, adesivos, plantas, bichinhos. 

Þ Repetir roupa é chiquérrimo. Mostra bom senso, personalidade e acerto  

 

(Do livro “Chic(érrimo)” – Moda e Etiqueta em Novo Regime, de Glória Kalil)


Nenhum comentário:

Postar um comentário