quinta-feira, 19 de abril de 2018

Os seis erros principais da oratória*



*Conjunto de regras que constituem a arte do bem dizer, a arte da eloquência; retórica.

Já ouvi centenas de discursos. Tenho doze anos de experiência no ensino e quinze de experiência em consultas profissionais. Já realizei centenas de wokshops e treinei mais de dez mil executivos. Quanto mais eu ouvia as exposições e os discursos das pessoas, mais reconhecia um “padrão” de falhas que levavam a uma comunicação ineficaz. E descobri que, em todas essas centenas de discursos, havia seis erros principais de oratória que ocorrem repetidamente, mesmo entre oradores experientes.

Quanto mais ensino a falar em público mais me convenço do poder desses seis erros. Basta um deles estar presente – ainda que você esteja fazendo todo o resto certinho – e a sua palestra perde a maior parte da eficácia. Eis aqui esses seis importantes erros de oratória:

1. Imprecisão de objetivo. → Você quer motivar o seu público de uma certa maneira, mas, se depender de sua exposição, o público ficará sem saber disso.

2. A falta nítida de organização e liderança. → Seu discurso não é estruturado e não flui de forma lógica de um ponto para outro.

3. Excesso de informação. → Você sobrecarrega a plateia de detalhes, alguns deles técnicos e a maioria desnecessária.

4. Apoio insuficiente para suas ideias, conceitos e informações. → Você tem argumentos fortes a apresentar, mas não apoia as suas ideias com histórias e exemplos pitorescos, memoráveis.

5. Voz monótona e discurso frouxo. Você acredita no seu tema e está empolgado com ele, mas a sua voz e a maneira de discursar não expressam o que você está sentindo.

6. Não atender à real necessidade do público. → Você se concentra no que interessa a você, em vez de se concentrar naquilo que seu público está interessado em ouvir.

(Do livro “PowerSpeake – O Poder da Fala”, de Dorothy Leeds)


Nenhum comentário:

Postar um comentário