segunda-feira, 3 de setembro de 2018

Minha cidade: Porto Alegre



Parque Moacyr Scliar

Um grande porto-alegrense foi Lupicínio Rodrigues. Confira aí ao lado a letra de “Minha Cidade”. Uma joia, para guardar.

Não me censurem por estar chorando
Por contar coisas da minha cidade
É que eu agora estava recordando
Quando estas ruas eram só paz, amor e tranquilidade
O Rio Guaíba nos deliciando
Nos dando banho de felicidade
E os seresteiros só nos acordando
Quando das musas sentiam saudade
E o cafezinho de cem réis nos bares
Banco nas ruas
Pra se namorar
E o “rato branco” ao nos ver abraçados
Preocupados, os coitados, vinham logo nos cuidar
Tinha retreta na praça aos domingos
Jogo de víspora
Pro tempo passar
Eu recordando,
Cheio de saudade
Como é que querem que eu não vá chorar

A SAPA − Sociedade Amigos de Porto Alegre − foi criada pelo publicitário Jesus Iglesias.

Para ser membro bastava acreditar, como o Jesus, que não havia melhor lugar no estado para se veranear do que Porto Alegre. Sua vantagem sobre os outros balneários era enorme: tinha uma infraestrutura que nenhum outro tinha, mais cinemas, mais restaurantes − e esvaziava no verão, ao contrário dos outros, que enchiam. Ficava perto do mar (está bem, não tão perto, não se podia ter tudo), mas ventava menos e o risco de queimaduras ou bicho do pé era menor...

A SAPA não tinha sede e, que eu saiba, nunca se reuniu formalmente. Quer dizer, seus membros também não precisavam se incomodar com estatutos, atas, eleições de diretoria, etc., além de só conhecerem engarrafamentos na freeway de ouvir falar, e dar risada.

O Jesus, infelizmente, já morreu. A única desvantagem da SAPA não existir formalmente é que não há um lugar onde colocar a placa que o seu fundador merece.

Luis Fernando Veríssimo conta: 
O que era a SAPA?

Existem muitas justificativas para não ir à praia. Uma das mais conhecidas é a do jornalista Jaguar, fundador de O Pasquim: “Intelectual não vai à praia. Intelectual bebe”. Tem gente que afirma que a frase é do Paulo Francis, mas não. O Francis a usava, mas é do Jaguar. De qualquer forma, Jaguar ou Francis ficariam muito esquisitos em trajes de banho, não?

A tese da SAPA do Jesus Iglesias era simples e honesta. Nada melhor do que o verão numa Porto Alegre vazia. Foram feitas grandes festas, especialmente almoços que entraram para a História.
Não conheci o Jesus, mas é o típico cara que poderia ter uma casa de veraneio em Ipanema.

O texto do Luis Fernando Veríssimo está publicado no livro
 Porto Alegre é Assim!.  É curto e perfeito. (JLP)


Meu bairro: Ipanema

Não venham cobrar originalidade, por favor.

Ipanema é um bairro do Rio de Janeiro, fundado em 1894 pelo Barão de Ipanema. Está na zona sul da Cidade Maravilhosa. O nome Ipanema significa “água ruim, rio sem peixes” em tupi-guarani.


Oficialmente, a Ipanema de Porto Alegre, foto acima, foi criada em dezembro de 1959. 

Mas o Loteamento Balneário Ipanema foi aprovado pela Prefeitura de Porto Alegre em 1938 com os nomes das ruas dado por Oswaldo Coufal e pelos seus sócios. Com a venda de terrenos, muitas famílias construíram suas casas de veraneio em Ipanema. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário