sábado, 2 de setembro de 2017

O ABC dos produtos orgânicos



De algum tempo para cá o tema produtos orgânicos tem ganhado muito espaço e conquistado muitos novos adeptos. Vamos ver algumas curiosidades desta saudável tendência:

→ Considera-se alimento orgânico todo produto cultivado, sem uso de adubo químico e agrotóxicos, evitando a contaminação do solo, dos alimentos e do meio ambiente.

→ Apresentam uma qualidade sensorial maior, assim como as propriedades nutricionais.

→ Os produtos orgânicos estão dentro do conceito de sustentabilidade ambiental, gerando mais cuidados com a terra onde são produzidos e toda a cadeia que envolve a plantação.

→ Por suas características, apresentam maior durabilidade, mais capacidade de armazenamento e, consequentemente, maior prazo de validade.

→ Um dos maiores méritos da agricultura orgânica é criar um ecossistema mais equilibrado, preservando a biodiversidade, mantendo a terra fértil e natural.

→ Os produtos podem ser de origem animal, vegetal – em qualquer caso são mais saudáveis, saborosos, preservando seus nutrientes – vitaminas e minerais.

→ Em relação aos produtos de origem animal, como ovos e carnes, a condição é que não sejam usados neles antibióticos, hormônios ou anabolizantes.

→ Para ter o selo/certificado de orgânicos os produtores brasileiros devem estar vinculados à Organização de Controle Social.

→ E sempre confira as embalagens!


(Do Jornal do Brique da Redenção: agosto – setembro de 2017)




Nenhum comentário:

Postar um comentário