sexta-feira, 15 de setembro de 2023

Os bastidores de uma música

 Por trás da letra: 

“Bastidores” de Chico Buarque

 

“Bastidores” entrou para a história da música popular brasileira graças a Cauby Peixoto. O jornalista Tarso de Castro estava produzindo o novo disco do cantor e pediu uma música a Chico Buarque. 

Este ofereceu “Bastidores”, com o alerta de que a irmã Cristina, para quem a música foi feita, já havia gravado. 

Em entrevista dada para a Rádio Eldorado AM, em 1989, Chico explica: É. Ele encarnou. Eu lembro que eu estava pra viajar e um jornalista amigo meu, Tarso de Castro, me pediu uma música para um disco do Cauby que ele estava produzindo. 

Eu disse: “não tenho nenhuma música nova. O que eu tenho é isso aqui, que a Cristina gravou. Se ele quiser gravar...” Mas o disco dele atropelou, acabou saindo antes e ele encarnou, como você disse. Ficou sendo a música do Cauby. 

Cauby aceitou, fez uma interpretação avassaladora, lançou seu disco antes de Cristina e, hoje, é mais frequente associar “Bastidores” ao veterano cantor do que ao autor da canção. 

(Do blog MPB Bossa) 

Bastidores

Caricatura de Polo Art* 

Chorei, chorei,
Até ficar com dó de mim,
E me tranquei no camarim,
Tomei um calmante, um excitante
E um bocado de gim.
 

Amaldiçoei
O dia em que te conheci,
Com muitos brilhos me vesti,
Depois me pintei, me pintei,
Me pintei, me pintei...
 

Cantei, cantei,
Como é cruel cantar assim,
E, num instante de ilusão,
Te vi pelo salão
A caçoar de mim.
 

Não me troquei,
Voltei correndo ao nosso lar.
Voltei pra me certificar
Que tu nunca mais vais voltar,
Vais voltar, vais voltar, vais voltar...

Cantei, cantei,
Nem sei como eu cantava assim.
Só sei que todo o cabaré
Me aplaudiu de pé,
Quando cheguei ao fim.
 

Mas não bisei,
Voltei correndo ao nosso lar.
Voltei pra me certificar,
Que tu nunca mais vais voltar,
Vais voltar, vais voltar, vais voltar...
 

Cantei, cantei,
Jamais cantei tão lindo assim,
E os homens lá pedindo bis,
Bêbados e febris,
A se rasgar por mim.
 

Chorei, chorei,
Até ficar com dó de mim...
 

********** 

* Paulo Roberto: ilustrador, cartunista, chargista, caricaturista, ceifado, repentinamente, pela vida, por um infarto fulminante, deixando obras maravilhosas, como a bela caricatura de Cauby Peixoto

2 comentários:

  1. Concordo,
    Interpretação Avassaladora de Cauby.

    ResponderExcluir
  2. Incrível! Parece que foi feita sob encomenda para o "professor" Cauby. É daquelas gravações definitivas. Aplausos!

    ResponderExcluir