quarta-feira, 6 de setembro de 2023

Para evitar tombos em casa

 

Na cozinha: Deixe os utensílios e as panelas que são usados mais vezes em locais de fácil acesso. Os armários e as prateleiras devem ser firmes. É interessante fixá-los no azulejo. 

Na sala: Pintar as paredes com cores claras garante um ambiente mais iluminado. Evite as mesas de centro e os tapetes, e enrole os fios elétricos para que não fiquem no caminho. 

No quarto: Coloque um interruptor de luz do lado da cama e nunca vá ao banheiro de madrugada no escuro. Mantenha um bom espaço entre os móveis a fim de evitar esbarrões. 

No banheiro: Nunca se apoie na cortina, no box ou no registro do chuveiro. Instale barras de suporte no local do banho e perto da privada. Jogue fora os tapetes de tecido e adote os emborrachados, que impedem as escorregadas no piso molhado. 

Cuide bem dos pés: Suspeite de calos, machucados e frieiras. Limpar e secar os pés direito já evita tombos, porque você se apoia melhor. Use hidratantes e corte as unhas bem rentes, em linha reta. Compre calçados firmes e fuja dos chinelos de dedo. 

Exercícios físicos: Os especialistas recomendam 30 minutos diários para manter um corpo firme e equilibrado. Caminhada leve, alongamento e dança são as atividades mais indicadas nessa fase para se fortalecer e evitar quedas. 

Com os animais: Se o cachorro ou o gato for agitado, pula muito ou costuma passar no meio das pernas do idoso, deixe-o no quintal ou preso durante os momentos que exigem mais atenção. 

Nas escadas: Elas precisam ter corrimões dos dois lados para facilitar as passadas. Cole faixas antiderrapantes em todos os degraus e nunca desça ou suba com as lâmpadas apagadas. 

(Da revista Saúde, setembro de 2013)

Nenhum comentário:

Postar um comentário