sexta-feira, 24 de novembro de 2023

As frases dos súditos do Rei Pelé

 Edson Arantes do Nascimento 

(1940-2020)


Pelé por J.Bosco

Pelé é um condenado à glória. – Guilherme de Almeida, poeta

O maior futebolista do mundo. – Menotti Del Picchia, escritor 

Pelé certamente teria nascido bola; se não tivesse nascido gente. – Armando Nogueira, jornalista 

Dividi meu pai com o mundo. Ele não é só meu. – Edinho, filho de Pelé 

Marcar 1.000 gols como Pelé não é difícil. Marcar 1 gol como Pelé é muito difícil. – Carlos Drummond de Andrade, poeta 

Maradona só seria um novo Pelé se ganhasse três copas e marcasse mais de mil gols. – César Luís Menotti, técnico argentino 

Somos os maiores de todos os tempos. – Munhammad Ali, boxeador

Como se soletra Pelé? D-E-U-S. – The Sunday Times – Jornal Londrino

Após o quinto gol, eu queria era aplaudi-lo – Sigge Parling, zagueiro sueco 

Eu pensei: “Ele é feito de carne e osso, como eu. Eu me enganei.” – Burgnich, zagueiro italiano 

Cara, como você é popular! – Robert Redford, ator americano

Lá vai Pelé com a bola que Deus lhe deu. – Armando Nogueira 

Pelé é um dos poucos craques que contrariaram minha tese. Em vez de 15 minutos de fama, terá 15 séculos. – Andy Warhol, artista visual 

Na cabeça de muito jogador não passa nada no momento de fazer uma jogada. Na cabeça de Pelé passa uma longa-metragem – Nílton Santos, jogador do Botafogo 

O maior gol da minha vida eu marquei em tabelinha com Celeste: ele se chama Edson Arantes do Nascimento, o Pelé. – Dondinho, pai de Pelé 

Dico é um filho exemplar, Pelé é uma dádiva de Deus. – Dona Celeste, mãe e Pelé 

Pelé é a figura suprema do futebol. Como Garbo e Picasso, basta-lhe um só nome – Daily Express – jornal londrino 

Pelé entrava em campo com corpo, genialidade, alma e coração. – Gilmar dos Santos Neves, goleiro da seleção brasileira 

Pelé nunca será superado, porque é impossível algo melhor que a perfeição. Ele teve tudo: físico, habilidade, controle de bola, velocidade, poder, espírito, inteligência, instinto e sagacidade. – Jornal Sunday Mirror de Londrino 

Pelé não é um rei por hereditariedade. Seu reinado não é de força nem de leis. Não foi eleito nem designado, mas reconhecido como Monarca dessa democracia ideal e universal que constitui o futebol. – France Football 

Pelé, jogai por nós – Manchete no dia final da Copa de 1970

Garoto, você vai entrar. – Mário Américo, massagista da seleção brasileira, em 1958

Segundo Pelé, essa é a frase que mais o emocionou em toda a sua carreira. Qual a diferença entre mim e Pelé? É simples. Eu fui craque e ele, gênio – Leônidas da Silva 

Como marcar um jogador imarcável. – Brito zagueiro da Seleção 

Os anjos que sobrevoavam este campo me juram que tu vieste ao mundo para reescrever a bíblia do futebol. Assim seja. – Armando Nogueira 

O Pelé se transformou em uma instituição. Até os torcedores que não o viram jogar sentem de alguma forma que ele faz parte de suas vidas. Pelé fez a transição do superstar para a figura mítica. – Henry Kissinger, político norte-americano 

No momento que a bola chega aos pés de Pelé, o futebol se transforma em poesia. – Pier Paolo Pasolini, cineasta italiano 

Até a bola do jogo pedia autógrafo a Pelé. – Armando Nogueira 

Posso ser um novo Di Stéfano, mas não posso ser um novo Pelé. Ele é o único que ultrapassa os limites da lógica. – Johan Cruyff, jogador holandês

O maior jogador de futebol do mundo foi Di Stefano. Eu me recuso a classificar Pelé como jogador. Ele está acima de tudo. – Ferenc Puskas, jogador húngaro 

Jogava com grande objetividade. Seu futebol não admitia excessos, enfeites, nem faltas. Ele quase não fazia embaixadas, não driblava para os lados, mas sempre em direção ao gol. Quando tentavam derrubá-lo, não caía, devido à sua estupenda massa muscular e equilíbrio. – Tostão, jogador do Cruzeiro e da seleção 

Dir-se-ia um rei, não sei se Lear, se imperador Jones, se estíope. Racionalmente perfeito, do seu peito parecem pender mantos invisíveis. Em suma: Ponham-no em qualquer rancho e sua majestade dinástica há de ofuscar toda a corte em derredor. – Nélson Rodrigues, teatrólogo 

Senti medo, um terrível medo quando vi aqueles olhos pareciam olhos de um animal selvagem, olhos que soltavam fogo. – Overath, futebolista alemão 

Em alguns países as pessoas queriam tocá-lo, em outros queriam beijá-lo. Em outros até beijaram o chão que ele pisava. Eu achava tudo isso maravilhoso, simplesmente maravilhoso. – Clodoaldo, jogador do Santos

Cheguei com a esperança de parar um grande jogador, mas fui embora convencido de que havia sido atropelado por alguém que não nasceu no mesmo planeta que nós. – Costa Pereira, goleiro da seleção portuguesa

Quando vi o Pelé jogar, fiquei com a sensação de que eu deveria pendurar as chuteiras. – Just Fontaine, jogador da seleção francesa 

O Pelé estava muito determinado a levantar a taça Jules Rimet pela terceira vez. Era como se ele soubesse que esse era o destino. Ele parecia uma criança esperando pelo natal. – Mário Américo, massagista da seleção 

Você pode estar certo, mas não sabe nada de futebol e eu vi o Pelé jogando, – Vicente Feola, técnico da seleção brasileira de 1958 

O grande segredo dele era o improviso, aquelas coisas que ele fazia do nada. Ele tinha uma percepção extraordinário do futebol. – Carlos Alberto Torres, jogador da seleção brasileira 

Às vezes fico com a sensação de que o futebol foi inventado para esse jogador fantástico. – Sir Bobby Charlton, jogador da seleção inglesa 

Pelé jogou futebol por 22 anos e, durante aquele tempo, fez mais para promover a amizade e a fraternidade mundial do que qualquer outro embaixador. – J. B. Pinheiro 

Pelé com ou sem trocadilho, carrega 10 às costas. – Armando Nogueira

Força e beleza. Rapidez e precisão. A elasticidade e a firmeza no gesto que poderia ser de bailarino. – Oldemário Touguinhó, radialista 

Pelé elevou o futebol a um nível nunca antes visto na América. – Jimmy Carter, político norte-americano

Comparar o Pelé com qualquer jogador é impossível. – Rivelino

Pelé foi um jogador excepcional, estupendo. – Zico 

Dentro de campo, Pelé foi um gênio, o maior que conheci. Fora do campo, é um homem comum. – João Saldanha, jornalista 

Quando o Pelé chegou no Santos, falaram que seria o melhor jogador do Brasil. Erraram, foi do mundo. – José Macia, o Pepe 

(Do blog do Santos Futebol Clube)

Nenhum comentário:

Postar um comentário