quinta-feira, 2 de maio de 2024

Que Mundo Maravilhoso

 What a Wonderful World

Uma família judia chamada Karnofsky, que emigrou da Lituânia para os EUA, teve pena de um menino de 7 anos e o levou para casa. 

Lá, ele ficou e passou a noite nessa casa de família judia, onde, pela primeira vez na sua vida, foi tratado com gentileza e ternura. 

Quando foi para a cama, a Sra. Karnovski cantou-lhe canções de embalar russas, que ele cantou com ela. 

Mais tarde, aprendeu a cantar e tocar várias músicas russas e feijões. 

Com o tempo, essa criança se tornou o filho adotivo dessa família. 

O Sr. Karnofsky deu-lhe dinheiro para comprar o seu primeiro instrumento musical, como era costume nas famílias judaicas.

 Mais tarde, quando se tornou músico e compositor profissional, usou essas melodias judaicas em composições como St. James's Hospital e Go Down Moses. 

O menino cresceu e escreveu um livro sobre essa família judia, que o adotou em 1907. E, orgulhosamente, falava iídiche fluentemente. 

Em memória dessa família e até ao fim da sua vida, ele carregou a Estrela de Davi e disse que nessa família aprendeu “a viver uma vida real e com determinação”. 

O nome desse menino era Louis Armstrong. Este menino chamava-se Louis “Satchmo” Armstrong. Louis Armstrong falava com orgulho iídiche fluentemente e “Satchmo”, em iídiche, significa “bochechas grandes”, um apelido que alguns dizem ter lhe dado a Sra. Karnofsky!

(Do blog Pensamentos, poesia e literatura) 

Louis Daniel Armstrong (4.8.1901 ‒ 6.7.1971), apelidado “Satchmo’, “Satch” e  “Pops”, foi um músico e vocalista americano. Ele é considerado uma das figuras mais influentes e importantes do jazz, com uma longa carreira de cinco décadas, sendo notório por suas habilidades como trompetista, cornetista, saxofonista. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário