segunda-feira, 27 de setembro de 2021

“Alma carioca, Cristo Redentor”

 Moacyr Luz escreve samba em homenagem ao Rio de janeiro

Reverência histórica! No dia 12 de outubro de 2021 será celebrado 90 anos de um dos monumentos mais importantes e belos do mundo, o Cristo Redentor. Em sua homenagem, o sambista Moacyr Luz compôs uma canção e reuniu um time dos sonhos da MPB: Zeca Pagodinho, Maria Rita, Diogo Nogueira, Mart´nália, Fagner, Paula Toller, Xande de Pilares, Fernanda Abreu, Padre Omar, Sandra de Sá, Jorge Aragão, Toni Garrido, Bruno Gouveia, além, por óbvio, do próprio cantor. 

Alma carioca, Cristo Redentor 

Moacyr Luz 

Uma cidade de beleza rara,

Braços abertos sobre a Guanabara,

Pedra sabão, o coração Carrara,

Que bate forte numa noite clara.

Um ponto de luz, estrela de luz,

Iluminado segue o protetor.

Da janela de uma bossa nova,

A esperança que hoje se renova.

O vento passa, o tempo prova,

Há quanto anos que Você me olha,

Não é de agora que eu vivo aos pés do Cristo Redentor. 

Mora ali no céu, nesse mundaréu, na constelação.

Na lua-de-mel, um cartão postal, na imaginação.

Em busca de amor, fiz uma viagem

Com a Tua imagem, joia de valor,

Alma Carioca sobe o Corcovado o Cristo Redentor! 

*******

Inaugurado em 12 de abril de 1931, o Cristo Redentor faz 90 anos com trilha sonora renovada para a celebração do aniversário. 

Em rotação desde a noite de domingo, 26 de setembro, o single Alma carioca, Cristo Redentor saúda a estátua art déco que retrata Jesus Cristo e que, além de ter se tornado um dos símbolos da cidade do Rio de Janeiro (RJ), virou cartão-postal capaz de identificar o Brasil no mapa-múndi. 

A música oficial dos 90 anos do Cristo Redentor é samba inédito composto pelo bamba Moacyr Luz – em apenas um dia, de acordo com nota oficial sobre o single – e gravado por Bruno Gouveia, Diogo Nogueira, Fagner, Fernanda Abreu, Jorge Aragão, Maria Rita, Mart'nália, Padre Omar, Paula Toller, Sandra de Sá, Toni Garrido, Xande de Pilares e Zeca Pagodinho, além do próprio Moacyr Luz. 

Desses 14 artistas, somente o cearense Raimundo Fagner e a paulistana Maria Rita nasceram fora da cidade que abriga o Cristo Redentor. 

Padre Omar, reitor do Santuário Cristo Redentor diz que graças ao Cristo Redentor foi possível arregimentar pessoas maravilhosas que têm um amor profundo pelo Brasil e sua cultura. “O Cristo Redentor merece o melhor. Como símbolo nacional, é capaz de integrar todas as perspectivas artísticas, fazendo com que, de fato, a experiência de nossa brasilidade possa ser evidenciada a partir desses braços abertos. O Santuário Cristo Redentor é um lugar de profunda espiritualidade e de encontro da realidade turística, cultural e ambiental, uma perfeita integração que faz de nós, povo brasileiro, essa linda nação, esse grande altar para o Redentor poder estender a sua solidariedade, o seu amor. Por isso, essa música traz todos os valores presentes em nossa cidade e, ao mesmo tempo, esse monumento, que, mais do que nunca, é símbolo do Brasil, comunica tanta fé e esperança para o povo brasileiro e o mundo inteiro”, afirma. 

Construído a 710 metros de altura, no topo do morro do Corcovado, o monumento com 38 metros de altura pode ser visto de praticamente todos os pontos da cidade. O Cristo, aliás, já foi tema de diversas músicas, como o clássico Samba do Avião, de Tom Jobim.

P.S. Essa música já está na internet, é ouvir e se emocionar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário