terça-feira, 26 de outubro de 2021

O mistério de Bolsonaro

 David Coimbra

Por que Bolsonaro faz essas coisas, como dizer em uma live que quem toma vacina contra a covid pode desenvolver aids? 

Faço essa pergunta sem paixões políticas, que não as tenho. Eu realmente não sei por que ele faz isso. 

Por que Bolsonaro não quer que as pessoas tomem a vacina contra a covid? Está comprovado que, por enquanto, as vacinas são a única forma de salvar o mundo da peste. Não são apenas as pesquisas volumosas e sólidas que atestam essa verdade, os números da doença no planeta inteiro o provam. Então, repito: por que Bolsonaro estimula as pessoas a não se proteger contra esse mal terrível que mata, mutila e deixa sequelas? Qual é a intenção dele? 

Não pode ser por ignorância. Sei que Bolsonaro não é exatamente um expert em medicina e saúde – quando deputado, um dos dois projetos que aprovou em 28 anos de atuação foi o que liberava aquela pílula que alegava combater o câncer, uma charlatanice que só iludia os desesperados pela cura. Quer dizer: Bolsonaro realmente não entende nada do assunto. Mas ele é presidente da República. Não é possível que esteja cercado exclusivamente por imbecis e mal-intencionados. Alguém, algum assessor, um ministro, um empresário que o apoia, alguém tinha de ter alertado que é no mínimo imprudente dizer que a vacina contra covid dá aids. Não estou nem falando em irresponsabilidade, em estupidez e em maldade, que poderiam ser suscitadas por esse ato. Estou falando que é imprudente. Estou falando que não cabe a ele fazer esse tipo de alegação. Estou falando que o presidente de um país cheio de problemas, como o Brasil, tem mais o que fazer do que se aventurar pelo terreno da ciência, que, para ele, é absolutamente desconhecido. 

Portanto, insisto na minha angústia: não entendo o que leva Bolsonaro a cometer uma declaração dessas. O que ele ganha com isso? O que qualquer pessoa no Brasil ganha? Ao contrário: sem as vacinas, a doença estaria descontrolada, o número de mortes seria 10 vezes maior do que é e novas restrições teriam de ser impostas às pessoas. Assim, a economia sofreria um abalo muito mais grave do que já sofreu, o desemprego aumentaria e a arrecadação de impostos diminuiria, o que é péssimo para qualquer governo. 

Logo, com essa afirmação Bolsonaro está pondo em risco a saúde e a vida dos brasileiros, bem como do seu próprio governo. Quer dizer: é ruim para todo mundo. Não faz o bem a ninguém. Então, por que ele faz isso? Por quê? POR QUÊ? 

(Em Zero Hora, outubro de 2021)

Nenhum comentário:

Postar um comentário