segunda-feira, 19 de junho de 2023

Calvin e Haroldo e seus signos

 

Calvin, o invocado incendiário,

e Haroldo, o doce tigre de pelúcia. 

João Acuio 

Calvin, aquele menino que quer um lança-chamas para poder botar fogo em sua casa, é um ariano. Com muitas pitadas da fértil imaginação de Peixes. Ele é um Ariano típico. Ele tem a natural ousadia ariana de desafiar autoridade, no caso, seus pais, sua professora e tudo e todos que tentam prendê-lo em obrigações. Faz questão de ser independente. Independência ou independência: esse é o lema de um ariano. 

A coragem (outro traço do Carneiro) o faz cair de cabeça em brincadeiras que podem resultar em fraturas por todo o corpo. Como um bom ariano ele não mede muito as consequências. Mas o que é um crânio enfaixado comparado ao desafio e ao gosto pelo perigo? 

O Ariano é um incendiário. E os cabelos do Calvin realmente parecem labaredas de um grande incêndio, apontando que a impulsividade (outro traço deste signo) vem de dentro, na velocidade de um riscar de fósforo. Viver é um risco. E Calvin sabe disso. 

Aquele querido menino também é Peixes, devido as suas metamorfoses. Quem é pisciano sabe que é fácil imitar ou se colocar na pele do outro. Esta é a condição primeira da empatia e da aventura sem passaporte. Calvin é especialista em deixar de ser ele e se transformar em quem quer que seja. Aliás, ele chegou a criar uma máquina de metamorfoses, feita de papelão. Com este jeito pisciano de ser, que tudo pode na imaginação, vemos Calvin desfilar monstros para sua também monstruosa professora, virar uma enorme mosca na hora do jantar, ou ser um guerreiro (Áries) intergaláctico durante as sufocantes aulas de matemática. Sem falar dos diversos diálogos com Haroldo, seu tigre de pelúcia que ganha ânimo quando está sozinho com o menino. Haroldo tem vida própria, ou você duvida disso? 

Falando no tigrão, ele é do signo de Câncer e Virgem. Câncer devido ao seu jeito maternal de cuidar do Calvin. O Caranguejo é o signo que fala da nutrição emocional, de a gente se sentir compreendido nos nossos desejos, vontades e emoções. Haroldo aceita Calvin. É como se o Haroldo fizesse o papel de mãe, que acolhe os desejos do filho, que compreende as motivações de suas ações sem precisar usar as palavras. Aceita-o através do coração. 

Haroldo é cancerianamente doce e expressa o seu amor por Calvin, sem sufocá-lo. Apesar de muitas vezes, após muitos abraços, deixar o Calvin coberto de pelos. O tigre também é do signo de Virgem. A gente vê isso através da sua disponibilidade para resolver as lições de matemática ou as redações que Calvin detesta. Ser prestativo é uma característica deste tímido signo. 

Haroldo também faz outra função de Virgem: a de avisar Calvin que ele está ultrapassando as regras, correndo risco de vida, e que ele, Calvin, precisa estudar para prova ou limpar o quarto assim como a sua mãe pediu. Virgem é naturalmente responsável. Este traço faz com que Calvin possa entrar no mundo da lei, das regras, das responsabilidades. Desse jeito, Haroldo acaba fazendo também muito da função paterna de estabelecer limites, estabelecendo uma ponte para Calvin entre o mundo infantil do pode-tudo para a esfera das obrigações e, consequentemente, do trabalho (temas a que Virgem está associado). Haroldo é muito virginiano quando Calvin muda as regras de alguma brincadeira ao ver-se em desvantagem. Nessas horas o tigre fica tão irritado que acaba brigando com o menino. Virgem detesta desonestidade. Apesar do esforço do tigre em promover um certo senso de responsabilidade, Calvin acaba desobedecendo-o e pondo fogo em qualquer tentativa de ordem e respeito à hierarquia. Como todo bom ariano.

********** 

(Este é uma parte de um trabalho sobre Astrologia e personagens de ficção que sairá na próxima TOP Magazine. João Acuio é psicólogo, astrólogo e editor de um boletim astrológico com tiragem de dois mil exemplares em Curitiba.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário