quinta-feira, 8 de junho de 2023

Curiosidades do mundo

 

Coliseu

Com capacidade para 50 mil pessoas assistirem a morte de cristãos nas mãos de gladiadores ou nas garras dos leões, a destruição se iniciou com os violentos terremotos de 442 a 508. Outro em 851, trouxe sérios danos ao edifício. 

Cuidado com o que se escreve

“Um delegado de Mato Grosso terminou seu relatório sobre um crime político com estas palavras: 'A vítima foi encontrada às margens do rio Sucuriú, retalhada em quatro pedaços, com os membros separados do tronco, dentro de um saco de aniagem, amarrado e atado a uma pesada pedra. Ao que tudo indica, parece afastada a hipótese de suicídio'. Sérgio Porto (Stanislaw Ponte Preta) – 1923-1968 – Festival de besteira que assola o país.

Empire State Building (US$ 24.718.000)

O prédio mais famoso do mundo (102 andares, 381m de altura, 73 elevadores, 1860 degraus de escada, 10 milhões de tijolos) foi construído em 16 meses. As escavações começaram no dia 22 de janeiro de 1930, a construção em 17 de março, a pedra fundamental foi lançada em 17 de setembro e os trabalhos de acabamento ficaram prontos em 13 de novembro, mas, unicamente para dar trabalho aos engenheiros de produção. Só teve todas as salas alugadas dez anos depois. 

Errar é “mesmo” humano 

Thomas Alva Edison (1847-1931) patenteou 1092 invenções além da lâmpada. Certa vez, ainda menino, pôs fogo num vagão de trem. 

Carlos Drummond de Andrade foi expulso do Colégio Anchieta, em Nova Friburgo (RJ), aos dezessete anos, depois de um desentendimento com o professor  de português.

Estátua da Liberdade 

Têm 45,3 metros de altura (fora o pedestal, com quase 42m) e foi enviada da França, desmontada em 214 pacotes. 

Invenção da Roda

Diferentemente do que se pensa a invenção da roda (3.500 a.C. na Mesopotâmia) não causou nenhuma "mudança radical". Os meios de transporte mais usados, e muito mais antigos, eram os barcos de junco e as balsas de madeira. A invenção dos martelos manuais de pedra, que datam, aproximadamente de 250.000 a.C. e que serviram para, além de acertar a cabeça dos muito chatos, definir o início da Idade da Pedra, foram muito mais importantes. O grande passo da tecnologia foi o controle do fogo. O verdadeiro valor da traquitana, em si, foi por ser muito intrigante, como é ainda tudo que é redondo ou que gira, e teria instigado os inventores a bolarem em corrente cada vez mais novidades, até chegarem ao trem de ferro, ao avião e à bola. Como nem tudo é perfeito, e menos os inventos, acabaram inventando também a televisão, o telefone celular, o despertador, o apito, etc, e o que é pior, numa época em que não se pode mais dar com um martelo de  pedra  na cabeça de qualquer um impunemente. Inventaram "o direito dos chatos" tirados não se sabe de onde. 

Maior obra do Mundo

A Muralha da China, com 2.400 km, é a maior estrutura artificial da Terra e a única que pode ser vista a olho nu da Lua. Shi Huangdi, primeiro imperador da China (221-220 a.C.), construiu a parte mais extensa da muralha com terra, pedra e tijolos. 

Pedra de Roseta (196 a.C.) 

Em 1799, perto de Roseta, cidade egípcia na embocadura do braço ocidental do Nilo, o exército francês encontrou a Pedra de Roseta, que seria a chave para decifrar a escrita hieróglifa do antigo Egito. O fragmento de basalto negro foi gravado por volta de 196 a.C., com três inscrições de idêntico conteúdo em louvor ao faraó Ptolomeo V, mas em três alfabetos diferentes: o hieroglífico, o demótico e o grego. Ao comparar as três versões, o egiptólogo Champollion, o jovem,  conseguiu  decifrar  o  significado  dos hieróglifos e, assim, firmou as bases da egiptologia. 

Está comprovado, e Champollion corroboraria! Para sair daquelas trabalhosas e prolongadas escritas hieroglíficas, desenhadas no basalto ou em papiros, até chegar a estas mensagens que nos dias de hoje são mecanicamente digitadas nos programas de troca de e-mails instantâneos, via Internet, foi preciso regredir muito. 

Pirâmides do Egito 

A maior das pirâmides de Gizé (148m de altura) foi construída por Quéops com 2,3 milhões de blocos de pedra, a maioria delas com 2,5 toneladas. Erguidas sem o uso de guindastes, roldanas ou guinchos, estas maciças estruturas permanecem como testemunhas da impressionante capacidade dos antigos engenheiros civis egípcios e seus convincentes mestres de obras. 

Torre de Pisa 

Quando três dos oito andares estavam prontos notou-se uma ligeira inclinação, em razão de recalque no terreno. Tentou-se compensar a falha fazendo-se os outros andares um pouco maiores no lado mais baixo, só que a estrutura afundou ainda mais pelo excesso de peso.  A torre acabou sendo erguida, inclinada mesmo, em 1350, atingindo 56 metros de altura. Seu desnível chega a 5 metros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário