terça-feira, 27 de junho de 2023

Histórias musicais

 

Nelson Ned por Kim 

Dúvida atroz 

No final doa anos 60 e começo dos 70, proliferaram pela América do Sul os festivais de música, que tinham a fracassada intenção de unir a cultura dos “hermanos latinos”. As delegações brasileiras que compareciam a esses eventos eram por demais ecléticas e misturavam compositores de protesto com intérpretes românticos como Altemar Dutra e Nelson Ned. 

Pois aconteceu de, num festival em Viña de Mar, balneário chileno, ser programada uma noite brasileira, que contava com um apresentador que se dizia íntimo da música e dos músicos daqui. O rapaz nem precisa olhar as fichas para anunciar os convidados. Falava de improviso, dando informações e fazendo brincadeiras com os artistas que se seguiam. Seu método era olhar para a beira do palco, ver quem era o próximo e sair anunciando alegremente. 

Tudo corria no maior relaxamento até que ele olhou para a coxia e viu um anão de smoking. Revirou nervosamente as fichas que tinha na mão, mas elas já estavam tão fora de ordem que não podiam ajudar. Foi aí que, num gesto brilhante de dedução, o apresentador resolveu a parada: 

- E ahora con ustedes, otro gran artista brasileño… 

Deu mais uma olhada para o anão e disparou: 

- Toquinho! 

Era o Nelson Ned*.

**********

*Cantor anão brasileiro, já falecido

Nenhum comentário:

Postar um comentário