domingo, 25 de junho de 2023

Os ouvintes e seus comportamentos

 

Sabemos que é diferente o comportamento dos indivíduos isoladamente e em grupo. Não há regras gerais, pois cada grupo é um grupo, mas é frequente observarmos alguns tipos (estereótipos) nos grupos, são eles: 

O Belicoso

Þ Não conteste. Mantenha a calma. Tome cuidado para que ele não monopolize a reunião. 

O Positivo

Þ Ele é um ponto de apoio. Permita que ele faça o uso da palavra sempre que necessário, pois normalmente contribui com informações positivas e de interesse geral. 

O Sabe Tudo

Þ Convém, em muitas circunstâncias, deixá-lo habilmente por conta do grupo. 

O Falante

Þ Interrompa-o com habilidade. Limite o tempo que ele tem para falar, pois tende a divagar e ser prolixo. 

O Acanhado

Þ Motive-o a participar fazendo perguntas fáceis para que tenha condições de respondê-las, de preferência algo relacionado com o que ele já conheça, com isto a autoconfiança aumenta gradativamente. Agradeça sempre sua contribuição, mas não exagere com esta técnica. 

O que Não Aceita e Não Coopera

Þ Explore sua ambição. Reconheça e use sua experiência e seu conhecimento. Respeite-o, mas não se deixe persuadir por ele. Use sua experiência e bom senso de líder. 

O Desinteressado

Þ Dirija-lhe perguntas sobre sua atividade profissional. Solicite habilmente exemplos de algo que ele esteja interessado. Procure motivá-lo e conscientizá-lo da importância de sua participação. 

O Desdenhoso

Þ Não o critique, seja hábil, use a técnica do “sim, mas...”. Não tente justificativas diretas, pois seja exatamente isto que ele queira, para se auto-afirmar perante todos. 

O Perguntador Persistente

Þ Normalmente atrapalha o líder. Convém passar suas perguntas para o grupo respondê-las, entretanto, não convém exageros desta técnica, pois pode causar impressão aos demais de que o líder se deixou persuadir por ele ou está inseguro. 

Em cada reunião, cada grupo é um grupo, e nem sempre tudo ocorre conforme o esperado. Certas técnicas podem controlar situações difíceis.

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