quarta-feira, 10 de abril de 2024

O que você estava fazendo?

 Luís Fernando Veríssimo

Luís Fernando por Baptistão

As pessoas sempre tentam cercar de detalhes os momentos inesquecíveis para fixá-los ainda mais na memória ou – no caso de maus momentos – relacioná-los de alguma forma ao seu cotidiano. Assim, é comum se perguntarem, por exemplo, o que estavam fazendo quando souberam dos atentados ao World Trade Center. Um estava se barbeando quando ouviu a notícia, outro estava passando por acaso por uma televisão ligada e viu as imagens, outro estava no dentista... É uma maneira de compartilhar a emoção, de reavivar a alegria ou o horror do fato que marcou suas vidas. 

Durante muitos anos, colorados trocarão histórias sobre onde, como e com quem acompanharam a final do Mundial contra o Barcelona (em 2006). O que fizeram no momento do gol. Como comemoraram depois. Etc, etc. 

- Eu me tranquei no banheiro e pedi para só me chamarem em caso de milagre. 

- Eu não consegui ficar sentado. Devo ter andado um quilômetro em redor da sala. Gastei mais energia no tapete do que o Iarley no campo. 

- Eu até agora não sei bem o que fiz quando o jogo acabou. Quando dei por mim, estava na rua tentando subir num poste. 

- Eu só acreditei no gol do Inter depois do terceiro replay. Sempre esperando que num dos replays a bola fosse para fora. 

- Quando o Ronaldinho se preparou para bater aquela falta quase no fim do jogo, eu fiz uma promessa. Se ele errasse o chute eu deixaria de beber para sempre. Estou feliz, e adorando água mineral! 

- Quando o Gabiru substituiu o Fernandão, eu saí para dar uma volta na quadra, chutando as pedras. Logo o Gabiru! Voltei correndo quando começaram os foguetes. 

- Eu fiquei calmo o tempo todo, com meu cachorro no colo. Tranquilão. Não era comigo. Aí minha mulher avisou que eu estava estrangulando o cachorro cada vez que o Barcelona atacava. 

As histórias se repetirão, ano após ano.. Reviveremos as emoções daquele dia mil vezes. A não ser é claro, que outro fato inacreditável nos aconteça, como um bi-campeonato mundial em 2007. Final contra o Manchester United. Um a zero, Gol do Perdigão. 

(Texto retirado da edição histórica da Revista Goool) 

P.S. Em 2006, o Sport Club Internacional, de Porto Alegre, RS, foi campeão da Copa Libertadores da América, Recopa Sul-Americana e campeão mundial interclubes derrotando o campeão da Europa, o poderoso Barcelona da Espanha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário